Os kits gratuitos para a conversão do sinal analógico em digital continuam sendo distribuídos na capital mineira e mais 38 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O desligamento do sinal foi concluído no dia 22 de novembro, mas muitas famílias com direito ao equipamento de conversão ainda não entraram em contato com a Seja Digital - instituição não governamental responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital – para retirar os kits.
Até hoje foram entregues 390 mil equipamentos, que custam no mercado, em média, entre R$ 100 e R$ 150. Cem mil kits ainda estão à disposição para famílias de baixa renda Deisy Feitosa, gerente regional da Seja Digital, disse que a mudança ocorreu de forma tranquila, sem registro de problemas com perda de sinal, mas ainda faltam a distribuição de um número considerado de kits. "É muito fácil agenda a entrega e é importante que quem ainda não pegou seu equipamento nos procure", afirma.
A previsão inicial era de que o sinal fosse desligado no dia 8, mas o governo federal ampliou o prazo para garantir a mudança sem risco. Essa mudança atinge 1,9 milhão de residências ou cerca de 5,5 milhões de habitantes na capital e RMBH. Os kits que ainda não foram entregues, segundo ela, ficarão à disposição das famílias carentes até o dia 22 de dezembro.
Tem direito ao equipamento famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal. Para isso é preciso ligar para o número 147 e agendar a entrega. O interessado deve ter em mãos o número do NIS (Número de Identificação Social) impresso nos cartões dos programas sociais. Por meio desse telefone é possível agendar a data e o horário para retirada dos kits, que estão sendo entregues nas agências dos Correios próximas a casa dos beneficiados. Essa marcação também pode ser feita por meio do site www.sejadigital.com.br/kit.
O processo de conversão do sinal analógico para digital teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.