(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comércio busca superar neste Natal três anos de crise

Centros comerciais abrem temporada de caça aos clientes em BH para tentar reverter resultados ruins dos últimos três anos


postado em 04/12/2017 06:00 / atualizado em 04/12/2017 08:21

Vendas natalinas do ano passado em todo o Brasil caíram 3% em relação a 2016, que já tinha sido de queda (2,8%), segundo associação de lojistas de shoppings(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Vendas natalinas do ano passado em todo o Brasil caíram 3% em relação a 2016, que já tinha sido de queda (2,8%), segundo associação de lojistas de shoppings (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

A três semanas do Natal, shoppings esperam este ano que a melhor data do varejo finalmente retome sua força, depois de três anos de crise na economia brasileira e impacto nas vendas.

A expectativa é de aumento de 5% a 7% em centros de compras, de acordo com a Associação de Lojistas de Shoppings Centers de Minas Gerais (AloShopping). Os estabelecimentos se desdobram para inovar e tentar atrair a atenção do consumidor.

Para fisgar o cliente, eles distribuem brindes, sorteiam carros de luxo e vale-compras. Com investimento milionário, a decoração natalina vem acompanhada também de atrações, como teatro infantil, coral, aula de culinária, brinquedos e, é claro, a tradicional espaço para fotos com o Papai Noel.


“Tivemos uma reversão da curva dos indicadores econômicos. Os juros estão mais baixos, percebemos que houve mais contratações de temporários. Os preços estão iguais ou até mais baratos em relação a três anos atrás. A expectativa agora é bem melhor”, afirma o superintendente da AloShopping, Alexandre Dolabella França. Ele atribui preços melhores ao fato de o empresário ter buscado gestão mais enxuta para sobreviver à crise.


Além da decoração caprichada, o sorteio de carros de luxo continua sendo o principal atrativo dos centros de compras. Os cupons para concorrer estão condicionados a consumo no shopping. Em alguns empreendimentos, o cliente leva ainda um brinde. No BH Shopping, quem gasta mais de R$ 500 recebe pingente de cristal Swarovski. No Diamond Mall, o presente é um kit de banho, com nécessaire, toalha, sabonete e álcool em gel. Já o Pátio Savassi aposta na beleza das mesas e dá um sousplat a cada R$ 500 em compras.

SUCESSO NAS REDES
O Minas Shopping resolveu surfar na onda do sucesso do Authentic Games, canal no YouTube do mineiro Marco Túlio, que serviu de tema para o Natal. O sucesso foi tanto que na inauguração da decoração, mais de 3,5 mil pessoas foram conferir as atrações. “Só no primeiro dia, a loja do game bateu 40% das vendas. Estamos recebendo gente até de fora do estado”, afirma o gerente de marketing Christian Magalhães. A movimentação de clientes – que chegou a alcançar os 60 mil ao dia –, aliada à melhora da economia, aumenta a expectativa de venda. “Esperamos um Natal de 18% a 25% melhor em relação ao ano passado”, afirma Magalhães.


O gerente de marketing do Boulevard, Pedro Barbosa, também projeta um Natal próspero para o centro de compras, esperando o melhor desempenho dos últimos quatro anos. O termômetro para o otimismo é o resultado ao longo do ano. “Estamos percebendo um crescimento acumulado de 12% no ano”, afirma. A campanha de Natal tem a pegada da sustentabilidade, já que este ano foi inaugurada no centro de compras a BeGreen, primeira fazenda urbana da América Latina. Por causa disso, o shopping, que investiu R$ 1,2 milhão na campanha, vai sortear um carro híbrido, com um motor elétrico e outro a gasolina.

 

 

ISCAS PARA O CONSUMIDOR

Minas Shopping
Com decoração inspirada no Authentic Games, sucesso entre internautas, o centro de compras sorteia um BMW 320i Sport zero-quilômetro e um miniveículo elétrico BMW, além de 20 vale-compras de R$ 500 do Momento Super Nosso. Para concorrer, os consumidores ganham um cupom a cada R$ 300 em compras até 31 de dezembro. O sorteio será em 2 de janeiro. Clientes que cadastrarem as notas fiscais pelo aplicativo “Meu Minas” e clientes cadastrados no  Dotz, programa de fidelidade, ganham
cupons em dobro.

Boulevard Shopping
No ano em que inaugurou a primeira fazenda urbana da América Latina, o Boulevard aposta na sustentabilidade na campanha de Natal e sorteia um carro híbrido, o Toyota Prius, que conta com um motor a gasolina e outro elétrico, reduzindo as emissões de gás carbônico. A cada R$ 500 em compras os clientes têm direito a um cupom para o sorteio do carro. A promoção vai de 1º a 24 de dezembro. Com a decoração, o centro de compras investiu na animação russa Masha e o urso.

Shopping Cidade
O centro de compras fez do Natal uma viagem pelas cores e sabores da Itália. Além de o país europeu inspirar a decoração, também levou o shopping a oferecer oficinas de culinária italiana voltadas para as crianças, nos fins de semana. No dia 8, haverá também a apresentação da Cantata de Natal, coral formado por moradores da região com mais de 60 anos. Clientes que comprarem acima de R$ 380 podem ganhar um kit estilizado de frigideira e espátula e ainda concorrer a
R$ 100 mil em compra no shopping.

BH Shopping
A aposta da campanha foi no luxo e no brilho. Clientes que gastarem mais de R$ 500 ganham pingente exclusivo feito com cristal da Swarovski. O consumidor também concorre ao sorteio de um Lexus NX 200T F Sport, da Toyota. Entre as atrações da decoração, com tema Natal da Vila dos Brinquedos, está um carrossel, além da tradicional foto com o Papai Noel.

Diamond Mall
A ideia é que o consumidor compre, ganhe e concorra. A cada R$ 500 em compras, o cliente ganha um kit da marca de roupas de cama e banho Trousseau, contendo nécessaire da grife Rogério Lima, toalha branca de mão, sabonete em barra e álcool em gel. Ele também concorre a 5 milhões de pontos no programa Tudo Azul, dividido entre 5 ganhadores, e um Mercedez-Benz Classe A. A realeza inglesa e os palácios reais inspiram a decoração de Natal do shopping, que promove paradas de Natal, com a apresentação do grupo Circo da Meia Noite nos corredores do mall, nos dias 7 e 14, às 18h30, às 19h30 e às 20h30.

Pátio Savassi
Sorteio de carro e presente é também a aposta do centro de compras para o Natal. A cada R$ 500 o cliente ganha um sousplat assinado por Rogério Lima e ainda concorre a um Jeep Compass. A promoção vai até 24 de dezembro. A decoração, batizada de “Natal musical”, pretende atrair crianças com peças teatrais na Praça de Alimentação, sala do Papai Noel e piscina de bolinhas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)