Tóquio, 24 - O Japão registrou forte queda no superávit de sua balança comercial em 2017, apesar de as exportações para a China - e para a Ásia de modo geral - terem atingido níveis recordes.
No ano passado, o superávit comercial japonês diminuiu 25%, a 2,991 trilhões de ienes (US$ 27,1 bilhões), à medida que a expansão das importações foi mais forte do que a das exportações.
Apenas em dezembro, as exportações do Japão tiveram alta de 9,3% na comparação anual, marcando o 13º avanço consecutivo. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal, no entanto, previam ganho maior, de 9,8%.
Já o superávit comercial do Japão com os EUA cresceu 3,1% em 2017, a 7,036 trilhões de ienes, atingindo o maior nível desde 2015.
O presidente americano, Donald Trump, tem criticado a China e o Japão por acumularem grandes superávits no comércio com os EUA. Nesta semana, Washington decidiu impor pesadas tarifas a importações de painéis solares e máquinas de lavar, visando principalmente produtores asiáticos. Fonte: Dow Jones Newswires.