O norte-americano Peter Diamandis, engenheiro, médico, empresário e cofundador da Singularity University – instituição de ensino sediada no centro de pesquisas da Nasa, no Vale do Silício, nos Estados Unidos (EUA) –, afirmou que o Brasil está no momento ideal para redescobrir o seu poder de transformar o resto do mundo, com todas as ferramentas que estão a sua disposição. Segundo ele, é possível trazer mais progresso para o mundo na próxima década do que foi apresentado no último século por causa do pensamento exponencial, pelo qual é possível encontrar soluções melhores, mais rápidas e com menor custo. Startups costumam ser exemplos – empresas de base tecnológica com produtos vendidos em larga escala.
A maior parte da população, nascida e formada na era industrial, reproduz o que está arraigado em sua mente: ações lineares (como uma linha de produção com sequência lógica), repetitivas (em time que está ganhando não se mexe), segmentadas (cada um no seu quadrado) e previsíveis (toda a trajetória é preestabelecida). Como dizem, quem já “virou a chavinha” pode acessar um “mindset”, ou um pensamento, mais condizente com a era digital na qual hoje vivemos: não linear (podemos começar numa coisa e terminar em outra), multidisciplinar (você pode ter vários trabalhos ao mesmo tempo), conectado (24 horas e em qualquer lugar), imprevisível (não dá para planejar o que pode ocorrer).
Cerca de 1,8 mil pessoas mergulhadas nessa matrix participaram nos dias 23 e 24, em São Paulo, do SingularityU Brasil Summit, realizado pela HSM, plataforma de educação e conexão, junto com a Mirach, transformadora de negócios em organizações exponenciais. Como destacou Thomas Kriese, também ligado à Singularity, negócios exponenciais normalmente passam por seis fases, ou se destacaram em algumas delas. A teoria dos 6 D’s contempla digitalização, decepção, disrupção, desmaterialização, desmonetização e democratização. A inovação está cada vez mais acelerada e devemos usar isso como inspiração. É hora de se adaptar.
"Na era da informação, o conhecimento se tornou acessível e abundante para todos, permitindo que as pessoas sejam multi-empreendedoras. É um momento fantástico para as mulheres, que vão se unindo e se desenvolvendo em rede, quebrando a hegemonia patriarcal, conquistando espaços e inovando coletivamente"
. Alessandra Alkmim,
presidente do Conselho da Mulher Empreendedora na Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas)
Por mais mulheres
Quatro em cada 10 startups brasileiras não têm mulheres na equipe, segundo pesquisa da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), feita com a consultoria Accenture. Quando se fala de cargos de alta diretoria o cenário é ainda pior. O relatório “State of European Tech” mostrou que, na Europa, apenas 6% das empresas são lideradas por mulheres e no Brasil seguimos o mesmo caminho.
Exemplo
Neste cenário desfavorável à diversidade, a mineira Bárbara Andrade (foto), CFO e cofundadora da FriendsLab, tem se destacado. Fundada em 2016, a startup, especializada na geração e desenvolvimento de negócios, já atendeu a cerca de 300 empresas e movimentou mais de R$ 20 milhões. “Um número cada vez maior de mulheres tem se lançado como empreendedoras no mercado de startups, mas ainda temos muitas barreiras para vencer e muito o que conquistar. As empresas precisam incentivar a diversidade, esse é o ponto crucial de mudança”, afirma. A FriendsLab pretende quadruplicar o faturamento em 2018.
Agenda
» A Fundação Dom Cabral oferece, em parceria com a IBM, o Programa Transformação Digital. Mais informações no site transformacaodigital.fdc.org.br.
» O conceito de ciência aberta aplicado ao “mercado de vida” será tratado no evento Open Science Summit, no qual serão conhecidas as startups finalistas da quinta edição do BioStartupLab. Será na quinta-feira da semana que vem, no Centro e Quatro, na Praça da Estação. Inscrições no sympla.com.br.
» O Agita Experience é para quem quer ficar por dentro das tendências de inovação, startups e tecnologia. Será realizado na próxima semana, de quinta-feira a sábado, no Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329, Bairro Nova Granada). Inscrições no sympla.com.br.