Nos próximos dias 9 e 10 de maio, Brasília irá debater tendências e políticas regulatórias nos setores de transporte e logística. A Primeira Conferência Internacional + Logística Inovação e o 18º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas terão a presença de três ministros brasileiros, do presidente dos Correios, Carlos Fortner, e de especialistas como Walter Trezek, representante da UPU (União Postal Universal), agência da ONU especializada em comunicação postal. Não custa lembrar: o setor de logística responde por 6% do PIB e tem peso elevado no custo das empresas. A ideia dos eventos é estabelecer Cartas de Intenção entre o governo e entidades privadas para, entre outras iniciativas, combater o roubo de cargas e gerar empregos. “Queremos definir ações concretas que ajudem a construir soluções para o setor”, diz Guilherme Cunha Costa, presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), idealizadora da conferência.
RAPIDINHAS
O Grupo Consinco, principal concorrente de Totvs e SAP no mercado de sistemas de gestão para o varejo, vai entrar no segmento de pequenos negócios com o lançamento da startup Mobne. A nova plataforma de software na nuvem é voltada para varejistas com faturamento de até R$ 15 milhões por ano
***
“Há mais de 80 mil pequenos estabelecimentos em todo o país, um mercado gigantesco para ser desbravado”, diz Flávio Barros, CEO do Grupo Consinco, que detém 36% de participação no ramo supermercadistas, com soluções implementadas em redes como Assaí, Hirota Supermercados e Pague Menos.
***
A Mandaê, empresa de tecnologia especializada em e-commerce, captou R$ 25 milhões em uma nova rodada de investimentos. Chamada de Série B, a iniciativa foi liderada pela IFC, membro do Banco Mundial, e contou com a participação da UPS, Mercado Livre Fund., Tekton Ventures e FJ Labs, entre outros investidores.
***
A crescente ineficácia dos Correios está afetando as entregas de compras feitas por brasileiros em sites estrangeiros. Em alguns casos, os artigos demoram seis vezes para chegar graças principalmente ao caos em que se transformou a agência postal. Em 2017, 57,3 milhões de remessas internacionais foram recebidas pelos brasileiros.
"Bitcoin é uma porcaria e só atrai os idiotas"
. Nouriel Roubini,
economista conhecido por suas previsões catastróficas
A peregrinação de Afif em prol da reforma política e tributária
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos (foto), viajará pelo Brasil nos próximos meses para recrutar apoio de empresários e da opinião pública para as reformas política e tributária. A peregrinação já começou. Em Porto Alegre, Afif defendeu a convocação de um plebiscito para uma constituinte dedicada à reforma do Estado. O objetivo é tirar dos candidatos à Presidência a promessa de mudança – uma missão, convenhamos, bastante difícil.
Hello Kitty pede licença
A Hello Kitty não para de crescer no Brasil. Segundo Mônica Joseph, diretora da Sanrio, grupo dono da marca, o licenciamento da personagem que se tornou ícone do universo infantil alcançou o recorde de 80 empresas neste ano, em áreas que vão do vestuário a alimentação. “O objetivo agora é ampliar o portfólio de produtos e desenvolver novos modelos de negócios”, diz Mônica. O plano inclui aumentar a exposição do canal da Hello Kitty no Youtube, que totaliza 12 milhões de views desde 2016.
A morte dos contracheques...
...E a culpa não é do desemprego. Muito em breve, holerites e contracheques serão artigos de museu. Segundo a empresa Alterdata Software, responsável pela emissão de 7% dos contracheques no Brasil, esse tipo de documento começa a ser substituído por versões digitais. No Brasil, são mais de 100 milhões de holerites emitidos por mês. “As empresas estão dando adeus às planilhas de Excel para ter uma solução mais ágil e eficaz”, afirma Ladmir Carvalho, presidente da companhia.
20%
é a projeção de aumento das vendas nos shoppings no Dia das Mães, segundo levantamento da Abrasce, a associação do setor