São Paulo – A redução de custos é um constante desafio para o varejo. Com o aumento da concorrência no comércio eletrônico, as empresas têm investido em novas formas de convencer o cliente a fechar negócio. Pode ser com a possibilidade de economizar alguns reais na hora de não pagar o frete ou driblar os problemas recorrentes com a entrega feita pelos Correios, que passam por uma grave crise, encurtando o prazo entre a compra e o recebimento da mercadoria.
Com o novo modelo de entrega, a Via Varejo promete reduzir de dois dias para até 24 horas os prazos de entrega em São Paulo e Rio. Em outras regiões do país, a entrega passa de até 10 dias para dois.
Lançado no início do ano, o conceito de mini-hub da Via Varejo está em funcionamento em cinco unidades: Brasília, Curitiba, Teresina, Cuiabá e Mauá (Grande São Paulo). Mas até o fim de julho a companhia prevê ampliar o sistema de entrega para 70 lojas até o fim de julho e acelerar para 220 até o fim do primeiro semestre de 2019. Hoje, Ponto Frio e Casas Bahia têm juntos 982 pontos de venda.
Para a varejista, a ampliação dos mini-hubs não representa um custo adicional de transporte, já que os produtos já são levados dos centros de distribuição para os pontos de venda. No entanto, foi preciso reforçar a segurança do estoque, já que esse departamento passou a contar com mais produtos. Além disso, essas unidades contam com estrutura para melhorar a organização dos produtos, por exemplo, com porta-pallets e infraestrutura de tecnologia. Em média, as reforças dessas lojas tem levado de 20 a 30 dias. A área de vendas, no entanto, não é reduzida.
Segundo a companhia, em alguns casos o frete para pedidos com entrega feita a partir de um mini-hub pode ser menor do que o valor cobrado por uma encomenda que sai de um dos centros de distribuição, já que a distância percorrida até o cliente será menor. No entanto, o executivo não soube precisar qual é o percentual de produtos com taxa menor de frete.
As lojas que funcionam como mini-hubs contam com o mesmo sistema logístico dos centros de distribuição – hoje são 26 na companhia. A tecnologia permite acompanhar o estoque de cada um dos pontos selecionados. Com essa estratégia, a empresa espera também melhorar o índice de sucesso na entrega de mercadorias compradas pela loja virtual, que no ano passado foi de 97,2%.
Além dos mini-hubs, a Via Varejo tem investido na ampliação da entrega de mercadorias em lockers – espécie de armário de aço ou plástico que é instalado em pontos comerciais, como postos de combustível – onde as mercadorias compradas pelo site são entregues pela companhia e retiradas pelo cliente. Essa modalidade também é oferecida em algumas agências dos Correios. Outra opção é pegar o produto adquirido no e-commerce diretamente em uma das lojas, o que evita a despesa com frete.
Alternativa
Para as empresas que têm investido no conceito de centros de distribuição descentralizados, essa pode ser uma forma de ampliar o serviço de entrega ao oferecer os mini-hubs também para os parceiros que vendem produtos em seus marketplaces. Muitas vezes, a administração do estoque, desde a gestão até o espaço físico, se torna um problema para comerciantes com operações menores. Em casos assim, o uso dos mini-hubs dos marketplaces para armazenar suas mercadorias pode ser uma alternativa, além de ampliar a área de atuação desses parceiros que hoje teriam dificuldades na entrega de pedidos por conta própria.
Números
» Total de lojas do Ponto Frio e Casas Bahia: 982
» Unidades que já funcionam como mini-hubs: 5
» Municípios: Brasília, Curitiba, Teresina, Cuiabá e Mauá, na Grande São Paulo
» Previsão de mini-hubs até julho de 2018: 70
» Previsão de mini-hubs até o primeiro semestre de 2019: 220
» Previsão de redução de prazo de entrega com o mini-hub: de 2 dias para 24 horas em São Paulo e no Rio de Janeiro e de até 10 dias para 2 dias nas outras cidades.