As emissoras abertas de televisão estão convencidas que o futuro passa por oferecer serviços de streaming como Netflix (foto). Tanto é assim que o sucesso do aplicativo Globo Play, da rede Globo, está forçando a Rede Record a elaborar um sistema semelhante. A emissora já transmite sua programação pela internet, mas não com formato estruturado para vídeos sob demanda. Segundo especialistas, a tendência é irreversível e obrigará as empresas a se ajustarem aos novos tempos. Depois de ultrapassar em valor de mercado grupos tradicionais como Time Warner e Fox, a Netflix está incomodando agora a principal empresa de TV a cabo dos Estados Unidos, a Comcast. No Brasil, há um fenômeno parecido. No início de 2017, as TVs por assinatura tinham 18,6 milhões de clientes. Atualmente, são 17,8 milhões – ou 800 mil consumidores a menos. Com o avanço impressionante dos últimos dois anos, a Netflix já vale US$ 142,5 bilhões, perto da quase centenária Disney (US$ 150 bilhões).
583 milhões
de contas falsas foram apagadas pelo Facebook no primeiro trimestre de 2018, um recorde. O número confirma o esforço da rede em combater a disseminação de fake news
Motores aquecidos para o Rota 2030
Os rumores de que o governo federal já teria definido as cifras envolvendo o programa Rota 2030 deixaram o setor automobilístico mais confiante. Antonio Megale (foto), presidente da associação das montadoras, a Anfavea, acredita que o incentivo à pesquisa e desenvolvimento, estimado em até R$ 5 bilhões, irá impulsionar a indústria do etanol. “Com o Rota 2030, haverá mais interesse no aprimoramento da eficiência energética dos motores”, afirma
RAPIDINHAS
» Uma das maiores empresas de rastreamento de veículos do mundo, a israelense Ituran aposta na expansão do segmento de seguros do Brasil. A ideia é agregar aos trabalhos de localização via satélite serviços como cobertura por perda total, guincho e assistência 24 horas.
» Em um evento do banco Santander, em Nova York, John Davis, professor de Harvard e do MIT e uma das maiores autoridades do mundo em empresas familiares, citou três pilares que garantem longa vida às corporações: ativos saudáveis, formação de talentos e família unida. “Sem isso, as companhias acabam e as famílias se desintegram junto”, disse ele.
» Empresas de logística e companhias aéreas estão preocupadas com uma ameaça crescente. Hackers russos e chineses desenvolveram um vírus capaz de transpor sistemas de segurança que controlam, por exemplo, o tráfego aéreo e ferroviário, além de bagunçar os mecanismos de monitoramento de bagagens.
» Na semana passada, um ataque virtual atingiu a principal operadora de trens da Dinamarca, a Danske Stratsbaner. A invasão impediu que a companhia vendesse passagens e também fez com que várias linhas ficassem sem funcionar. O que é ruim pode piorar. Segundo as empresas, os hackers estão alcançando níveis de aptidão impensáveis até pouco tempo atrás.
Bilionário promove Miami para brasileiros
O bilionário americano Mattew Whitman, dono da companhia Bal Harbour Shops, um complexo de shoppings e hotéis com sede em Miami, desembarca no Brasil nos próximos dias para promover o maior investimento já feito por sua empresa: US$ 400 milhões. Como não existe ninguém no mundo que gosta mais de Miami do que os brasileiros, ele se reunirá com agências e entidades de apoio ao turismo para apresentar seu plano de expansão e, assim, atrair mais visitantes.
A sustentabilidade que dá lucro para a Unilever
A anglo-holandesa Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, prova a cada dia que é possível crescer e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental gerado por esse crescimento. Em 2017, 70% do lucro gerado pela empresa vieram de negócios sustentáveis – ou seja, aqueles que não agridem nada nem ninguém. Já há 26 marcas sustentáveis em seu portfólio. Em 2016, eram 18. O interessante é que essas marcas avançam a um ritmo 46% maior do que as outras.
"O que define o sucesso é a sua atitude ante o fracasso”
. Bruce Dickinson,
vocalista da banda britânica Iron Maiden e também empresário bem-sucedido. De passagem pelo Brasil para divulgar sua autobiografia, Dickinson se tornou guru do empreendedorismo.