Redes de eletrodomésticos estão na torcida para que a Copa do Mundo da Rússia, que começou oficialmente nessa quinta-feira, engrene de vez e contagie os brasileiros, até agora em marcha lenta para o mundial. Lojas incrementaram o estoque de televisões e apostam nas vendas para a primeira transmissão do campeonato usando o sinal 4k, tecnologia de ponta que aumenta a qualidade de imagem. Mas ainda não dá para cantar vitória e a expectativa é que os resultados melhorem junto com o avanço da Seleção Brasileira no campeonato.
Além disso, é a primeira vez que a Copa será transmitida na resolução 4k, que oferece maior contraste das cores da imagem. De acordo com Grossi, outro aspecto que impulsiona a venda é a redução de preço pela metade de televisores acima de 48 polegadas.
“O futebol é também a grande paixão do brasileiro. Quando juntamos todos esses fatores, percebemos um ritmo de vendas está mais acelerado. Em alguns dias, registramos que a venda de TV de alta polegada quintuplicou”, afirma Grossi. As duas redes oferecem ainda promoções para atrair os clientes. No Ponto Frio, a cada R$ 500 em compras, o consumidor concorre a um salário de craque, recebendo R$ 100 mil durante um ano. Numa outra oferta, o cliente compra uma TV grande e leva outra, menor.
A rede Walmart prevê um aumento de 50% nas vendas de televisões com modelo acima de 55 polegadas, em relação ao mesmo período do ano passado. A rede começou o planejamento de vendas de TV’s no fim do ano passado. A expectativa para esse crescimento compreende os resultados de abril até a primeira quinzena de junho.
Nas ruas, as lojas estão todas enfeitadas para a Copa, mas ainda é cedo para dar o grito de vitória. Isso porque clientes parecem ainda não estar tão ligados no Mundial. “À medida que o Brasil for avançado, a tendência é melhorar as vendas”, afirma Grossi, sem revelar números. Um gerente de uma loja de eletrodomésticos no Centro de BH informou que os resultados estão aquém do esperado. “Estamos na metade do mês e atingi 50% da meta para o mês. O satisfatório seria 60%”, afirma.
Oportunidade O garçom Welington Pereira, de 19 anos, aproveitou as condições facilitadas da Copa para comprar uma TV de 43 polegadas, embora vá ficar longe dos jogos. “Acho perda de tempo. É um absurdo o salário que os jogadores recebem pra gente ficar assistindo. A minha TV estragou, por isso estou comprando uma nova. Mas, no bar onde eu trabalho, eles investiram numa TV”, conta.
Na casa do pintor Ítalo Henrique Dias, de 23 anos, a família vai assistir aos jogos do mundial com TV nova. “A minha TV ainda é velha e, por causa da Copa, decidi trocar. Os preços estão bons. Não é só pela Seleção não, é porque eu estava precisando mesmo”, diz. O contador Reinaldo Cabral, de 49, foi incumbido de comprar duas televisões para um projeto social e pretende aproveitar as promoções da Copa. “Estou pesquisando desde o ano passado e, realmente, os preços deram uma caída agora. Pelo que estou vendo, já dá para comprar uma TV de 43 polegadas”, afirma.