Enquanto Galvão Bueno se desdobra entre um jogo e outro da Seleção Brasileira na Rússia, seu sócio, Douglas Delamar, diretor comercial na Bueno Wines, sua a camisa para divulgar o novo investimento do narrador, o azeite AZ 0.2 (número referente ao grau de acidez). Depois da dedicação exclusiva à vitinicultura, a Fazenda BellaVista State, em Candiota (RS), começou a produzir azeite de oliva a partir de mudas trazidas de Portugal e Grécia. O investimento foi de R$ 5 milhões. Para tornar a novidade conhecida, Delamar distribuiu 1.500 garrafas entre chefs de cozinha, formadores de opinião e clientes. O primeiro lote, com 10 mil unidades e que começou a ser vendido em abril, já esgotou. Agora está à venda o segundo lote, com 16 mil garrafas – cada uma, de 500ml, ao preço de R$ 49. “Depois desse lote só teremos uma nova produção em 2019”, avisa o empresário. Graças à novidade e ao desempenho dos vinhos, a empresa conseguiu no primeiro semestre deste ano chegar ao ponto de equilíbrio, ou seja, começou a dar retorno depois de 15 anos de investimento. Outro reforço de caixa veio da distribuição própria da bebida para empórios, restaurantes e supermercados, antes feita por terceiros.
Bike sob medida
Henrique Ribeiro, da Sense Bike, inaugura hoje em Belo Horizonte a primeira loja-conceito da marca. A previsão é testar o negócio por seis meses e depois expandir para 100 unidades, em cinco anos, por meio de franquias. Além de vender bikes, o empresário quer que o espaço sirva como ponto de encontro para ciclistas e ofereça consultoria para quem procura um modelo. A tecnologia vai dar uma forcinha. Será usado um aparelho chamado bikefitting para coletar informações do cliente e ajustar a bicicleta às suas características físicas, inclusive a flexibilidade.
"Não vamos entregar nossos conhecimentos. Não vamos perder nossa capacidade dentro da Embraer"
Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, comandante da Aeronáutica, sobre o acordo com a Boeing
Rota 2030: será que agora vai?
A expectativa de que o programa de incentivos ao setor automobilístico Rota 2030 seja anunciado esta semana está movimentando as montadoras. O empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade, mais conhecido como Caoa, já informou aos seus principais executivos e concessionários que poderá ampliar os investimentos de R$ 6 bilhões previstos para a chinesa Chery no Brasil nos próximos anos. “Se o programa for agressivo nos incentivos, a ordem é para sermos agressivos também nos investimentos e nas estratégias de mercado”, afirmou uma fonte ligada ao grupo.
Plano b contra a estiagem
Em tempos de estiagem, as empresas estão ampliando seus investimentos em tratamento de efluentes. A Opersan, especializada em soluções ambientais e com operação em nove estados, desembolsou R$ 15 milhões na construção de um Centro de Tratamento OffSite (CTO) no Polo Industrial de Camaçari (BA) para atender à demanda das fábricas locais. Com a nova unidade, os efluentes industriais, contaminados com óleo, metal pesado e cromo, entre outros, estão se tornando água de reúso.
14,75%
Essa é a nova participação da gestora americana BlackRock na companhia aérea Azul. Até ontem, essa fatia era de 6,22%
RAPIDINHAS
O Vigeo Eiris Best Emerging Market Performers Ranking trouxe o Itaú Unibanco pela sexta vez consecutiva. A lista com 101 nomes é formada por companhias que obtiveram maior pontuação em indicadores de direitos humanos, práticas de emprego decente, proteção ambiental, governança corporativa, ética nos negócios e contribuição para o desenvolvimento econômico e social.
A procura por camisas da Seleção Brasleira no e-commerce aumentou 400% desde o jogo contra a Suíça – três vezes mais do que em outros países citados como favoritos no Mundial, como Bélgica e França, mostra pesquisa do Cuponomia, portal de ofertas e cupons de desconto para compras on-line. Na Argentina, as buscas pelo uniforme do país aumentaram 330% no dia da estreia da equipe na Rússia.
De um total de 3 mil currículos recebidos pela Azul para o processo de recrutamento de 200 comissários, poucos tinham certificação em inglês e espanhol. Segundo o vice-presidente de pessoas e clientes da Azul, Jason Ward, a fluência é requisito fundamental. “Como hoje somos uma empresa com presença internacional, precisamos admitir tripulantes que saibam falar um segundo idioma.”
A sueca SSAB Special Steels, maior fabricante de aços especiais do mundo, aposta na recuperação da indústria brasileira e da construção civil para crescer no segmento de metais de alta resistência. A previsão é chegar a 1,35 milhão de toneladas vendidas até 2020, com forte expansão nos mercados emergentes. “Ainda há muito potencial na América Latina no uso de aços de alta resistência”, afirma o diretor da SSAB, Luiz Monegatto.