Primeiro foram as cápsulas de plástico que tentaram morder um pedaço do mercado dominado pela Nespresso. Mas agora a guerra dos cafés entra em uma nova etapa. Depois da francesa L’Or, agora é a vez de a holandesa Jacobs Douwe Egberts, com a marca Pilão, vender as cápsulas de alumínio nos supermercados, onde a Nespresso não atua. Além da presença em mais pontos de venda, as duas marcas estão atentas à política de preços para tentar destronar a líder nesse segmento.
Pioneira, a Nespresso, que tem como embaixador da marca o ator e diretor George Clooney, passou a ver a concorrência crescer globalmente depois de a patente de sua cápsula cair e a empresa deixar de ter a exclusividade na produção desse tipo de embalagem. Em um primeiro momento, muitos concorrentes passaram a oferecer nos supermercados a opção do café no invólucro de plástico, que é mais barato que o alumínio, mas que não preserva todas as características do produto. A gigante suíça, do grupo da Nestlé, optou por manter a estratégia de vender apenas pelo site e nas butiques exclusivas – 24 no país.
Educação financeira cresce nas escolas públicas
A educação financeira vem ganhando espaço nas salas de aula das escolas públicas brasileiras, como mostra estudo do Plano CDE, instituto especializado nas classes C, D e E. Esse tipo de iniciativa cresceu 50% neste ano, de acordo com o levantamento. O mapeamento das iniciativas de educação financeira foi encomendado pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), que identificou 1.383 iniciativas de instituições de ensino. Para Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil, a inclusão da educação financeira como tema transversal na nova Base Nacional Comum Curricular vai impulsionar ainda mais essas ações.
Etanol chinês e os efeitos no Brasil
A decisão do governo chinês de colocar em prática uma política agressiva de adoção de biocombustíveis em toda a sua frota, até 2020, deverá aquecer os investimentos na produção de etanol e biodiesel nos próximos dois anos. Pelas projeções do economista belga Marc Herman, especialista em biocombustível da ONG Oxfam, o Brasil deverá ser o maior beneficiado por essa mudança chinesa, já que o segundo maior produtor de combustíveis limpos do mundo, os Estados Unidos, não andam muito amigáveis nas relações comerciais com os chineses.
Crise longe do copo
O empresário curitibano Daniel Wolff, fundador da Mestre-Cervejeiro, a maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil, está empolgado com o desempenho do segmento do setor. A empresa, que já passou de 60 unidades, alcançou a marca de 3,5 mil rótulos e pretende fortalecer a produção de marcas próprias. A próxima será a Hallertau Mosaic Pilsner, feita em parceria com a cervejaria 2Cabeças. Esta é a sétima cerveja da rede. Segundo Wolff, a empresa registrou faturamento de R$ 24 milhões no ano passado. A rede deve inaugurar mais 20 lojas até dezembro.
"Uma União Europeia forte e unida pode ajudar a colher os benefícios da abertura econômica enquanto protege seus cidadãos contra a globalização descontrolada”
.Mario Draghi,
presidente do Banco Central
Europeu (BCE)
US$ 10 bilhões
É o valor anunciado pela alemã Basf, ainda estimado, para a construção
de uma unidade de produtos
químicos no Sul da China
RAPIDINHAS
As multinacionais Mondelez Brasil e Carrefour acabaram de fechar o balanço dos cinco anos do programa que desenvolvem para a redução do impacto ambientar no Brasil. Nesse período, as empresas instalaram 122 centros de reciclagem, espalhados pelas lojas da rede de supermercado em 53 cidades (8 em Brasília e 10 em Minas Gerais). Com o mascote Eco Milão, essas unidades triplicaram a capacidade de coleta de lixo do Carrefour, com a possibilidade de recebimento de 150 toneladas de materiais recicláveis.
Apesar dos tempos difíceis na política e na economia, alguns gestores têm descolado da má fase. De janeiro a junho de 2018, a Itaú Asset Management obteve com seus fundos Itaú Hedge Plus Multimercado FIC FI retorno de 11,56%, equivalente a 364% do CDI; Itaú Long & Short Plus Multimercado com retorno de 10,24%, (323% do CDI); e Itaú Global Dinâmico Plus com retorno de 4,04% (127% do CDI).
Tradicional marca de tequila, a Jose Cuervo, distribuída no Brasil pela Aurora, escolheu o surfe para crescer entre os jovens. A empresa fechou parceria com o shaper Gary Linden, famoso por produzir artesanalmente pranchas de surfe, e venderá pranchas elaboradas com fibras de agave, totalmente biodegradáveis.
O encontro anual Emojicon, que ocorre no dia 14, em Nova York, é o principal evento de discussão sobre o futuro dos emojis. Neste ano, a Argentina tenta emplacar entre os desenhos a cuia de chimarrão. Seus internautas estão usando nas redes a hashtag #emojidelmate para convencer o comitê da Unicode, responsável pela padronização desses símbolos, a aprovar a novidade.