Faturamento anual na casa dos milhões não é um sonho distante para a turma do Fire Festival, um dos maiores eventos de empreendedorismo, marketing e cultura digital da América Latina (AL), com programação até amanhã no Palácio das Artes e no Parque Municipal, em Belo Horizonte. A prova vem dos muitos cases de sucesso relatados pelos participantes, sejam patrocinadores, sejam palestrantes ou público. E isso em diversas áreas de atuação.
“Somos de Caxias do Sul (RS) e a participação na edição do Fire do ano passado abriu nossa visão para as possibilidades de novos negócios e ferramentas. Tanto é assim que, no encerramento, fiz um vídeo prometendo que na próxima edição subiria ao palco como palestrante, feito realizado agora com muito orgulho”, afirma Eduardo. Na apresentação, ele contará ao público a história do grupo que levou uma empresa de cursos e workshops em gestão de fotografia criada do zero e com investimento baixo a um negócio milionário e em franco crescimento.
“Não ensinamos técnicas, mas conhecimento e damos dicas para que os fotógrafos profissionais saibam monetizar o seu produto e ganhar dinheiro. Criamos pacotes baseados na geração de conteúdo veiculado em podcasts e em vídeos do Youtube, com capacidade de alcance no mundo inteiro, já que funciona via web. Num período de 12 meses, formamos 1,7 mil alunos em diversos estados brasileiros”.
Clientes
fantasmas Já entre os patrocinadores chama a atenção a história do belo-horizontino Bernardo Dinardi: administrador de empresas e com apenas 31 anos. Ele é o proprietário e CEO da The Hubi, negócio digital que faturou R$ 30 milhões no ano passado. “Nosso foco é oferecer estratégias de vendas para grandes empresas cujo diferencial é focar no cliente inativo, fantasma, aquele sujeito que comprou uma vez e depois desapareceu e que representa nada menos que 80% nos bancos de dados (cadastrados). Reativamos o contato com eles por meio de multicanais como telefone, Whatsapp, chats e redes sociais, numa estratégia que visa reestabelecer a confiança e a proximidade com a marca de forma mais personalizada e assertiva”, explica.
Ao apostar no nicho, Dinardi criou um filão de empresas clientes, como Banco do Brasil, Dotz e o Clube Atlético Mineiro. “Nosso negócio é baseado em inteligência artificial, um robozinho capaz de validar contatos personalizados”, diz, contando que também o empenho humano faz diferença no negócio. A empresa já emprega 105 funcionários, número que poderá ser ampliado para 150 ainda neste ano.
Programação
Amanhã, Sílvia Ramazzotti (Instagram), Kees Koolen (Booking.com), o piloto Cacá Bueno e a cantora e empresária Anitta, entre outros empreendedores, realizam palestras no evento que acaba de se tornar um festival e promete crescer em torno de novos fenômenos do web business. “Para esta edição, nos transformamos em um festival, atraímos quase 3 mil pessoas, – o dobro de público do ano passado, com ingressos esgotados há cerca de um mês –, e visitantes de diversas partes do Brasil e de 14 países (Espanha, Colômbia, México, Argentina, Chile, Estados Unidos e Portugal, entre outros), o que mostra o grande interesse em torno do empreendedorismo digital”, aponta Gabriel Temponi, gerente de marketing da Hotmart, empresa especializada em venda e distribuição de produtos digitais e idealizadora do evento.
Serviço
FIRE 2018
Até amanhã, às 18h
Local: Palácio das Artes e entorno
Av. Afonso Pena, 1.537 - Belo Horizonte
Informações e programação: hotmart.com/fire/pt/