Os supermercados mineiros registram um crescimento de 0,95% nas vendas em agosto, no comparativo com o mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 3,58%. No acumulado do ano, o aumento de vendas chegou a 2,73%.
Os números foram divulgados nesta terça-feira pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e referem-se a pesquisa realizada com 120 empresas de pequeno, médio e grande porte em todas as regiões do estado.
Na avaliação do presidente da AMIS, Antônio Claret, o crescimento em agosto está dentro da normalidade, em razão do retorno de várias famílias de viagens das férias de julho.
“Trata-se de um sinal claro de uma reposição de compras em função da volta das férias”, comentou Claret. Além disso, outro fator que pode influenciar o número positivamente é a liberação de recursos do PIS/Pasep, que injetou R$ 39,3 bilhões na economia nacional.
“Todo e qualquer recurso novo no bolso do consumidor tende a refletir nas compras de supermercado”, completou o presidente da AMIS.
No comparativo com agosto de 2017, a AMIS credita um aumento do poder de compra do consumidor com a redução do preço dos produtos da cesta básica.
Em relação ao crescimento de 2,73% nos primeiros oito meses do ano – no comparativo a 2017, cujo índice foi de 1,82% –, a expectativa da AMIS é que até dezembro o número supere os 2,8%. O ano passado fechou em 2,29%.