Missão comercial de empresários comandada pela Associação Comercial e Empresarial de Minas (AC Minas), com apoio do Ministério das Relações Exteriores, levará em novembro sócios e executivos de 15 empresas a Dubai e Xangai. Além do evento tradicional que inclui visitas e encontros de negócios, a AC Minas lançará durante a programação pela primeira vez no exterior o guia de investimentos e negócios Minas Gerais Business Guide, em sua 10ª edição. O programa de prospecção de negócios inova no grupo de empresas participantes, a maioria do setor de prestação de serviços nos segmentos de moda, beleza e estética, marketing digital de conteúdo, construção, serviços de limpeza para construção e ensino de idiomas.
Inicialmente, foram editados 1,5 mil exemplares e a intenção é seguir com lançamentos no exterior, dos quais dois até dezembro, puxando a missão comercial, e uma primeira apresentação em Israel no ano que vem. O site que reproduz o guia, www.minasguide.com, foi também turbinado e passa a dispor das informações e imagens sobre as oportunidades de investimento no estado em sete idiomas: árabe, inglês, francês, italiano, mandarim, português e espanhol.
Os acessos à versão eletrônica somam 3.500 procuras por mês em mais de 80 países, ritmo que a AC Minas pretende alavancar. “Se não mostramos o nosso território, nem entramos na consideração de empresas e investidores”, afirma Mônica Cordeiro. A versão em inglês do guia será lançada em 7 de novembro em Dubai, e 12 de novembro em Xangai, com distribuição entre associações representativas da iniciativa privada.
A missão comercial será realizada entre 4 e 14 de novembro, numa programação apoiada por duas empresas que já operam nos Emirados Árabes e nos Estados Unidos, os grupos Martini Saback, que atua na construção civil, e Serpa, empresa de serviços e consultoria em logística. A escolha de Dubai e Xangai para o lançamento do guia e a missão se deram em razão das oportunidades de negócios que essas regiões têm oferecido, de acordo com Mônica Cordeiro.
Minas é o segundo estado exportador do Brasil, tendo embarcado o equivalente a US$ 25 bilhões no ano passado, 11,6% de toda a receita das exportações brasileiras. Principal destino da produção mineira, a China comprou US$ 7,3 bilhões em 2017. Da missão organizada pela AC Minas, algumas empresas ou empresários nunca exportaram ou mesmo participaram de encontro de negócios. É o caso de Marcela Godoy, fundadora do site de marketing de conteúdo Social Motive. O grupo é formado por pequenas e médias empresas.