Mais de 160 profissionais baristas de 40 países disputam, em Belo Horizonte, quatro campeonatos internacionais de preparação de café. O evento faz parte da Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada até esta sexta-feira no centro de convenções Expominas. Uma das principais atrações deste ano é a World Latte Art. Trata-se de uma competição que atrai os olhares de toda a plateia para a delicadeza de desenhos na xícara, unindo café e leite, tudo com um toque artístico dos baristas.
Nessa competição, o objetivo é produzir dois desenhos na superfície da bebida, para garantir um bom resultado visual. Além de destreza e muita prática, é necessário fazer um leite bem vaporizado, liso e cremoso. Os jurados avaliam o desenho sobre a bebida dos pontos de vista da simetria, do contraste e criatividade como itens principais.
Outra competição que também chama a atenção do público no Expominas é Campeonato Mundial de Prova de Café. Nesse torneio, os competidores mostram sua capacidade de distinguir o sabor dos cafés especiais. Cada participante tem oito minutos para separar as xícaras de acordo com suas características numa única mesa. O megaevento que debate os rumos da cafeicultura espera 20 mil visitantes.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Marta Vieira