Que seu nutricionista não nos leia, mas a sexta-feira mais popular do calendário capitalista, este ano, também deve levar o título de mais calórica. Marcada para o dia 23, com ações que se estendem por todo o mês de novembro, o megaevento Black Friday terá adesão em peso das franquias de fast food, – o que certamente deixará a tarefa de resistir aos excessos de fim de ano ainda mais difícil.
O circuito promocional de guloseimas, contudo, se mostra mais vantajoso para quem sai acompanhado, disposto a compartilhar as refeições, já que a maioria das redes preferiu apostar na fartura, em detrimento da redução de preços. Ou seja: a maior parte das ofertas disponíveis anuncia mais comida pelos mesmos valores praticados no cotidiano. O período também proporcionará descontos que garantem algum alívio ao bolso do consumidor, apesar de menos atrativos em comparação aos que marcaram o segmento no ano passado.
O Bob’s talvez seja a marca mais generosa em termos de abatimentod. Com 13 unidades espalhadas pela capital mineira, a franquia está em campanha desde ontem (14), oferecendo descontos de até 90% em seus produtos. Isso significa que os fãs de milk shake, por exemplo, têm a chance de degustar um copo tamanho P da bebida, normalmente vendido a R$ 5,50, por menos de R$ 1.
Para fazer o lanche completo com sanduíche, batata frita e refrigerante, basta desembolsar mais R$ 10, preço que o Trio Big Bob Artesanal, com os três itens, passará a custar. O custo habitual chega a R$ 30, dependendo dos ingredientes e do tamanho das iguarias. Para usufruir do benefício é preciso fazer cadastro prévio online, onde diversos cupons são ofertados. Quanto mais tíquetes a pessoa usa, mais vão sendo desbloqueados. As vantagens também melhoram progressivamente.
Esquema parecido foi adotado pelo Pizza Hut, embora com menos benevolência. Entre 19 e 23 deste mês, os mais de 34 estabelecimentos da rede (seis deles funcionam em BH) prometem cortar pela metade o valor de diversos produtos, como as famosas pizzas pan (de massa grossa), em tamanhos e sabores selecionados. Uma pizza redonda grande de R$ 52 reais, portanto, pode ser vendida por R$ 26. Mais tradicional entre as casas da chamada junk food (expressão inglesa usada para classificar a comida com altos níveis calóricos e baixo teor de nutrientes), o McDonald’s não vai antecipar a distribuição de regalias. De sexta a domingo, quem pedir batatas fritas e nuggets (vendidos a R$ 8,50 e R$ 9,50 pela porção, respectivamente) leva tudo em dobro. A oferta é válida para compra dos produtos tanto avulsos, quanto em combos.
Famoso por suas porções abundantes, o Burger King, desta vez, parece ter desapontado sua clientela. A empresa que estreou na Black Friday brasileira no ano passado oferecendo grandes baldes de fritas, até o momento, se limitou a anunciar pequenas taxas de entrega para aos consumidores que fizerem pedidos por meio de seu recém-lançado aplicativo de delivery.“Eu, sinceramente, esperava mais. O Burger King é meu fast food favorito. Se eu pudesse, teria um na sala da minha casa pra poder comer aqueles sanduíches enormes e deliciosos todos os dias. Mas ok, só me resta aceitar a 'pão-durice'. Uma mixaria de desconto ainda é melhor do que nenhuma”, conforma-se a social media Izabela Dutra. Tudo indica que a estratégia do estabelecimento é atrair o consumidor pela novidade. A casa lançou ontem duas sobremesas: milk-shake e sorvete, ambos volumosos, e com muita cobertura reforçada com pedaços de chocolate. Os produtos são oferecidos a R$ 9,90 e R$ 9, respectivamente
Lançamentos
A rede Bob’s parece disposta a disputar com a concorrência também na seara criatividade. No dia 23, marcando a virada da Black Friday, o cliente que comprar qualquer dos trios do cardápio leva um Black Sundae, lançamento que ocorre simultaneamente em 184 cidades brasileiras. O sorvete é regado a calda de chocolate, Ovomaltine crocante e biscoitos. Outra inovação prometida pela franquia são as casquinhas black, com gelado de chocolate e copa crocante de bicoitos. “Será um diferencial para os nossos consumidores nesse período, integrando o cardápio da rede por tempo limitado”, afirma Carlos Pollhuber, Diretor de Marketing do Bob’s.
Eu, sinceramente, esperava mais do Burger King. É meu fast food favorito. Mas ok, só me resta aceitar a 'pão-durice'
Com a tranquilidade de quem está em franca vantagem na guerra do delivery e acaba de embolsar R$ 500 milhões em aportes da empresa americana Innova Capital, o aplicativo Ifood ainda não divulgou seus planos para a sexta econômica, mas dificilmente perderá a oportunidade de repetir o bom desempenho que obteve no evento passado, que garantiu à empresa impressionantes 208% de crescimento. A dica para os que preferem comer em casa, evitando assim as filas e shoppings lotados que típicas desta época, é ativar as notificações do app para ficar por dentro de seus agrados-relâmpago..
O bom momento do Ifood reflete, em parte, o do próprio e-commerce brasileiro, de modo geral. A conclusão é dos analistas do site de E-bit, especializado em consumo virtual. Segundo levantamento divulgado no início de setembro, o setor espera crescer 15% nesta Black Friday, com faturamento total de R$2,43 bilhões. Dados da pesquisa apontam que 88,6% dos consumidores pretendem aproveitar os queimões de novembro - 8% a mais que em 2017. A internet é o principal canal de venda citado pelos entrevistados do estudo.
Chop de graça e cupons
O cardápio gastronômico de baixo custo inclui, ainda, o frango frito do KFC, que não entrou na Black Friday com a mesma agressividade do ano passado (dois grandes baldes de frango pelo preço de um), mas está distribuindo cupons de desconto em seu site. A linha fast food gourmet será representada pelos restaurantes Outback e Apple Bees. O primeiro estabelecimento aliviará a conta com dois chopes gratuitos por cliente entre 21 e 23 de novembro.O segundo, por sua vez, colocou um dos pratos mais apreciados pela freguesia, o Baby Back Ribs, por R$ 19,90, isto é, menos da metade do preço usual, em torno de R$ 45. As estudantes Luisa Salgado, de 18 anos, e Marina Martins, de 21, comemoram a cortesia. “Olha, a gente é universitária, né? Eu e a bela, nem bolsa de estágio recebemos ainda, pois acabamos de entrar na faculdade. Adoramos o Apple Bees e Outback, mas nossa constante dureza, aliás, bem típica de todo universitário às vezes nos obriga sentar à mesa para sorrir e dividir um chope!”, confessa Marina.Qualquer folguinha no bolso de um estudante liso já é uma alegria!
Marina Martins, 18, universitária
Uma porção pela metade do preço significa que as amigas poderão saborear um prato que, normalmente, é caro para o bolso delas. “É o pedido ou o dinheiro do Uber! Só no aniversário mesmo, quando os pais da gente estão pagando, é que a gente se esbalda em restaurante. Qualquer folguinha no bolso de um estudante liso já é uma alegria”, completa .