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Estado de Minas

Kopenhagen vai lançar linha funcional

De olho na retomada da economia brasileira, rede pertencente ao Grupo CRM, que também detém a Chocolates Brasil Cacau, volta a acelerar política de abertura de franquia


postado em 22/02/2019 06:00 / atualizado em 22/02/2019 08:40

Fábrica da marca no Sul de Minas: empresa prepara nova linha de produtos com conceito mais saudável (foto: edesio ferreira - 16/01/2018 )
Fábrica da marca no Sul de Minas: empresa prepara nova linha de produtos com conceito mais saudável (foto: edesio ferreira - 16/01/2018 )

São Paulo – Vice-presidente do Grupo CRM, Renata Moraes Vichi escolheu um vestido rosê para apresentar na tarde de ontem, em São Paulo, os lançamentos da Kopenhagen para a Páscoa. A cor não foi casual. Uma das principais apostas deste ano é o ovo Essence Ruby, feito com um tipo de cacau naturalmente rosado. Neste ano, a companhia vai produzir cerca de 3,5 milhões de ovos de chocolate – um volume 10% maior do que o produzido em 2018. Se as projeções se confirmarem, será o melhor resultado dos últimos cinco anos.

Na loja da rua Oscar Freire, a executiva recebeu franqueados e influenciadores digitais e mostrou o resultado de um trabalho iniciado há 18 meses. Os preparativos para a data mais importante da companhia – que também é dona da rede de franquias Chocolates Brasil Cacau – começam muito antes do início das vendas. Agora, por exemplo, já está praticamente definido o que será apresentado na Páscoa de 2020.

Para dar conta dos pedidos para a Páscoa, o Grupo CRM abriu 395 vagas temporárias – 300 delas na fábrica em Extrema (MG) e 95 nas lojas da rede em todo o país. Cerca de 15% desses profissionais deverão ser efetivados para atender ao plano de expansão de 2019.

A decisão sobre o que lançar tem de ser certeira. Afinal, essa data é responsável por cerca de 30% das vendas. A segunda data mais importante é o Natal, que responde por 25% do faturamento. Neste ano, a companhia mantém a mesma média de novos produtos sazonais, um total de 16, ou cerca de um terço do total de itens oferecidos nas lojas.

Segundo a executiva, os preparativos para as vendas no período da Páscoa são sempre um desafio que exige uma dedicação árdua. “Nesse mercado também é preciso estar pautado em inovação para conseguir aumentar o nosso target. É preciso surpreender os nossos clientes assim como eles querem surpreender quem será presenteado, por isso é tão importante entender o que ele espera encontrar nas nossas lojas.”

Renata está otimista e acredita que será possível terminar o ano com um crescimento de 10% nas vendas em comparação ao resultado obtido pela rede em 2018, quando as vendas chegaram a R$ 1,5 bilhão, entre Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau.

Parte desse crescimento virá do aumento do número de lojas. Em 2019, a projeção indica para a abertura de 100 unidades – 40 com a bandeira Kopenhagen e 60 da Brasil Cacau. A meta é alta ao ser comparada com as 35 unidades inauguradas em 2018. “Será a maior abertura de franquias desde o início da crise”, conta a vice-presidente. Atualmente, o grupo conta com 364 unidades da Kopenhagen (21 em Minas Gerais e 11 no Distrito Federal).

Renata acredita que essa seja uma previsão exequível por conta da expectativa de retomada da economia tanto entre consumidores quanto por parte dos investidores. Além da expansão das duas marcas, ela prepara para o segundo semestre deste ano uma nova linha de produtos, voltada aqueles que buscam linhas mais saudáveis. “Queremos atender a um novo público com essa aposta.”

Ao tomar essa decisão, a direção do Grupo CRM segue uma tendência global das grandes empresas de oferecer aos consumidores produtos que ofereçam algo mais do que matar a fome. Esse segmento tem chamado a atenção de companhias globais como Nestlé e Unilever, que tem repensado seus negócios internamente e buscado parcerias com empresas de diferentes portes para ampliar a oferta de alimentos e bebidas saudáveis.

A linha funcional, segundo Renata, terá como base apenas edulcorantes naturais. Esse movimento será feito apenas na bandeira Kopenhagen, que já vem ensaiando o namoro com chocolates mais saudáveis desde que começou a desenvolver produtos sem açúcar, sem lactose e com alto percentual de cacau.


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