O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, está entre os 15 melhores aeroportos do mundo. O ranking foi elaborado pela Air Help, organização especializada em direitos de passageiros aéreos.
Para criar o ranking, a empresa levantou informações de voos da base de dados da própria organização, além de realizar centenas de pesquisas com passageiros. Ao todo, foram ouvidos cerca de 40 mil usuários em todo o mundo, sendo 2,5 mil no Brasil.
Além de Confins, outros dois aeroportos brasileiros entraram na lista; o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (4ª colocação) e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (10ª). O Brasil foi o país que mais teve aeroportos na lista entre os 15 melhores do mundo.
No total, 12 aeroportos brasileiros aparecem no ranking entre os 50 melhores do mundo, como o Aeroporto Internacional de Recife (11ª colocação), o Aeroporto Internacional de Brasília (13ª), o Santos Dumont (17º), no Rio de Janeiro, e o Aeroporto Internacional Pinto Martins (19º), em Fortaleza.
O Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, foi considerado o melhor do mundo. Em segundo lugar ficou o Aeroporto Internacional Haneda, em Tóquio, no Japão, seguido do Aeroporto Internacional de Atenas, na Grécia.
Critérios
O ranking avaliou os 132 aeroportos mais conhecidos e mais utilizados do mundo. Para a avaliação, o critério de maior peso foi a pontualidade, responsável por 60% dos pontos. Outros parâmetros analisados foram qualidade do serviço (20% dos pontos) e qualidade do varejo - alimentação e lojas (20% dos pontos).
Companhias aéreas
O ranking também avaliou as melhores companhias aéreas do mundo. A mais bem cotada foi a Qatar Airways, que também foi a vencedora em 2018. A empresa foi avaliada com pontuação 8,23, destacando-se devido à consistência no processamento de reclamações e à alta pontualidade.
Com nota 8,07, a American Airlines ficou na segunda posição e a Aeromexico veio como terceira do ranking, com 8,07 de pontuação.
A companhia brasileira mais bem colocada foi a Azul Airlines, que ficou em 29º lugar. A Gol Intelligent Airlines, segunda melhor brasileira, ficou na 58ª posição. Apesar de terem boa pontuação em termos de serviço e performance de partida e chegada no horário, as companhias aéreas brasileiras foram mal avaliadas no atendimento a queixas de passageiros.
A Azul recebeu nota 8,3 para qualidade do serviço, 8,4 para pontualidade, e apenas 5 para processamento de reclamações. Já a Gol recebeu 8,1 para os serviços, 7,8 para a pontualidade e 3,1 no processamento de reclamações.
"Nosso estudo mostra que as companhias aéreas que colocam os passageiros em primeiro lugar e se responsabilizam pela execução das reclamações de indenização de forma rápida e sem problemas ganham a confiança dos clientes neste mercado altamente competitivo”, avalia o CEO e co-fundador da AirHelp, Henrik Zillmer.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa