O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira, que o Brasil fechou acordo com o país e permitirá que mais etanol norte-americano entre nos país livre de cobrança tarifária. Pelo Twitter, Trump comemorou a medida que e os termos do acordo comercial.
....Trade Agreement.%u201D @business @ChuckGrassley @joniernst @debfisher @BenSasse Making great progress for our Farmers. Approved E-15, year round. Big additional list to be submitted and approved within two weeks. Will be even better for Ethanol, and we save our small refineries!
%u2014 Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 2, 2019
“O Brasil permitirá que mais etanol americano entre no país sem tarifas, uma decisão que as usinas brasileiras estão comemorando. A reação aparentemente contra-intuitiva decorre do tom das negociações em andamento entre a nação sul-americana e os EUA para um acordo comercial”, postou o presidente norte-americano.
“Fazendo grandes progressos para nossos agricultores. E-15 aprovado, durante todo o ano. Grande lista adicional a ser submetida e aprovada dentro de duas semanas. Será ainda melhor para o etanol, e salvamos nossas pequenas refinarias!
Atualmente, a cota de importação é de 600 milhões de litros por ano. A medida deve ser elevada para 750 mil litros anuais.
A União da Indústria da Cana de Açucar (Unica) comemorou o acordo, pois entendeu que o estrago poderia ser ainda maior, já que as pressões eram para que não houvesse limite. O acordo foi anunciado após reunião de Trump com o chanceler brasileiro Ernesto Araújo e do deputado Eduardo Bolsonaro.
Segundo portaria do Ministério da Economia e da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, o limite será de 187,5 milhões de litros por semestre.