Desde sua chegada ao Brasil, em 2010, a megacampanha de descontos no varejo Black Friday tem a imagem arranhada por descontos falsos e maquiagem de preços. As reclamações dos consumidores vão, inclusive, além desses problemas. Falta de produtos nos estoques do comércio, atrasos nos prazos de entrega acertados com os clientes e endereços de venda on-line falsos contribuem para um estigma negativo que recai sobre a liquidação, marcada para dia 29. A recomendação dos órgãos de atendimento ao consumidor é pesquisar os preços com antecedência e verificar os dados e as políticas de envio e troca das empresas.
Porém, o coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Marcelo Barbosa, acredita que o tempo já corre contra aqueles que não iniciaram a pesquisa de preços. “No mínimo seis meses de monitoramento é o ideal”, afirma. Para Barbosa, agora os comerciantes já podem ter aumentado os preços.
"Não tem nada imperdível"
Para evitar prejuízo, o coordenador do Procon recomenda que o consumidor só compre na Black Friday se não poder esperar para comprar, tiver dinheiro suficiente e monitorado com atenção os preços. Na avaliação de Barbosa, qualquer grande promoção hoje se intitula como Black Friday.
Termos de troca
Dicas para evitar fraudes na Black Friday
- Acompanhe a evolução dos preços dos produtos que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento de diversos fornecedores. No dia 29, confira se o produto faz parte da Black Friday e compare seu preço com aqueles que você coletou.
- Confira se o produto que você deseja adquirir existe, de fato, no estoque da loja. Há registros de casos em que o consumidor comprou um artigo pelo preço promocional, mas a loja não entregou alegando falta de estoque
- Se a empresa alegar que falta nos seus estoques o produto pelo qual o consumidor já pagou, há três opções para o cliente: exigir o cumprimento forçado da oferta, aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago ou ainda receber de volta o dinheiro que pagou.
- Os sites falsos são, pela aparência, praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é mesmo o anunciado
- Suspeite dos anúncios recebidos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Em 2016, o Procon Assembleia detectou em uma rede social a oferta de uma TV por menos da metade do preço normal, supostamente publicada por uma grande loja de varejo. Uma ligação para o SAC da empresa foi o suficiente para comprovar que se tratava de fraude.
- Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS. Se quiser entrar no site de alguma empresa, digite o endereço eletrônico dela no navegador de seu computador. Não entre pelo link fornecido
- Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor
- O site da ALMG contém link para uma lista preparada pela Fundação Procon SP chamada “Evite esses sites”. A relação traz o endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Essa lista é composta por sites que cometeram fraudes ou que não puderam ser encontrados, quando notificados pelo Procon
- O site deve conter nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado. O Procon Assembleia recomenda ligar para confirmar todos os dados
- Algumas ferramentas do Google, como o “Google Maps” e o “Street View”, podem ajudar a descobrir se o endereço fornecido no site realmente existe
- Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela se há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywarese firewall
- Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais
- Fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações da empresa. Os sites “Reclame Aqui” e “Consumidor.gov.br” são boas fontes para essas informações
- Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver
- Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lanhouses ou cybercafés. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas
- Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito