Para o presidente da China, Xi Jinping, um dos papeis dos países do Brics é trabalhar para oferecer um ambiente "de plena paz". Em seu discurso, na manhã nesta quarta-feira, ele demonstrou preocupação com ameaças terroristas e conflitos regionais.
"Precisamos permanecer firmes ao nosso compromisso e oferecer desenvolvimento", disse.
Em relação à Organização das Nações Unidas (ONU), Xi, disse que o Brics deve se opor ao hegemonismo. "Defender e praticar o multilateralismo cabe a nós".
Assim como os discursos de quarta-feira, ele voltou a criticar o protecionismo econômico. "Há causas para preocupação como aumento de protecionismo e unilateralismo criam déficit de governança e são fatores de desestabilização da economia digital", disse.
"Globalização econômica está encontrando alguns revezes que até certo ponto revelam falhas e deficiências nos sistema de governança global", afirmou.
Da mesma forma que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Xi também defendeu a ampliação das relações dos países do bloco com outras nações.
O presidente chinês afirmou ainda que a China busca operação mais limpa, aberta e economicamente sustentável na Road and Belt (Rota da Seda).
ECONOMIA