O maior estado produtor de café do país terá, pela primeira vez, uma representante na principal competição de baristas do mundo. A mineira Júlia Fortini conquistou no último fim de semana o Campeonato Brasileiro de Preparo de Café (Brewers), uma das três competições nacionais realizadas durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.
A competição de brewers valoriza a habilidade no preparo de cafés filtrados. "Os juízes avaliam o processo como um todo. O café tem que ser o melhor, mas não adianta ser o melhor se você não consegue definir o que ele é. Tem que falar exatamente o que os juízes vão sentir: se tem nota de pêssego, acidez cítrica de limão, o aroma... eles avaliam tudo", conta Júlia, barista desde 2006.
Júlia é da quinta geração de uma família produtora de cafés especiais e que criou, em Belo Horizonte, a Academia do Café, cafeteria e escola de baristas que funciona em dois endereços: no Funcionários e na Savassi. Para a competição, Júlia escolheu o café Gesha 1931, produzido em uma fazenda no sudoeste da Etiópia, na região de Bench Maji.
Agora, Júlia se prepara para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Baristas, de 4 a 7 de maio, em Melbourne (Austrália). A competição vai reunir mais de 100 baristas de diversas partes do mundo.