Os consumidores de Belo Horizonte acordaram cedo nesta sexta-feira para aproveitar algumas ofertas da Black Friday, dia em que o comércio tradicionalmente "queima" o estoque com preços promocionais dando início às compras de Natal. Na Rua Curitiba, Centro da capital mineira, formou-se filas para a abertura das lojas, a maioria de eletrodomésticos, mas essas não chegaram a lotar.
Outras lojas, como as de departamento, também "surfam" na ideia das promoções e atraíram muitos clientes. A analista de recursos humanos Karla Daiane, de 29 anos, aproveitou a Lojas Americanas da Rua dos Carijós, também no Centro, para comprar outros produtos.
No Shopping Del Rey, na Região Noroeste, a tendência pelos cosméticos e pequenos produtos se manteve. O motoboy John Diego Matos, de 21 anos, faz parte do grupo que investiu o dinheiro dessa forma nesta Black Friday.
"Esse trem é enganação, o pessoal compra mais pela quantidade, aí acaba valendo a pena. Optei por essas coisas materiais mesmo, shampoo, desodorante, mas depende, pois tem coisas que valem a pena, já outras não. Minha prima comprou um telefone, de R$ 1400 foi para R$ 900. Aí é vantagem, claro, mas chegamos umas 3h e aproveitamos. Minha compra deu uns 500 conto e acabei parcelando".
Ao todo, 15 lojas abriram na virada de quinta para esta sexta-feira no Del Rey. Lojas como Americanas e Rede estiveram lotadas e com grandes filas, enquanto as de eletrodomésticos não atraíram grande número de clientes. Seguindo a linha de gastos em lojas de produtos variados, está o empresário Marcos Vinícius Barroso, de 47 anos.
"Todo ano fazemos uma cesta de Natal aos funcionários, aí viemos comprar esses produtos para compor a cesta, coisas mais supérfluas, essa foi minha Black Friday. A compra de Natal nós já fizemos, com uma viagem em novembro mesmo. Não vou comprar mais nada nessa Black Friday, pois vejo que é muita especulação quando, na verdade, somente alguns itens pontuais que são bons", explicou o gasto.
No BH Shopping, na Região Centro-Sul de BH, a Lojas Americanas também abriu mais cedo e atraiu milhares de pessoas, mais do que as tradicionais lojas de eletrodomésticos. Entretanto, outro estabelecimento chamou atenção pela fila na porta antes da abertura, às 9h.
A loja Artwalk aproveitou a Black Friday para relançar alguns modelos de tênis a preços promocionais. Os favoritos foram o Air Jordan 1 High "Bloodline" e o Adidas Yeezy Boost 350 V2 "Black", tênis comprado pelo estudante Gabriel Martins, de 16 anos.
"É o primeiro relançamento desse tênis aqui no Brasil, e ainda mais com esse preço de R$ 1200. Aí vim aproveitar, peguei o meu e vou passar um outro que comprei, pois antes do reestoque o tênis estava por R$ 2100, por aí. Aí vim muito pelo preço. Até achei outras coisas legais no desconto, o próprio Jordan, mas pela oportunidade e pela grana achei melhor fazer desse jeito", explicou.