A Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que não há mais produção na Fábrica de Fertilizantes da Araucária Nitrogenados (ANSA) e contrariou informação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) de que a unidade "está ocupada pelos trabalhadores".
Segundo a estatal, "houve troca de equipes de turno operacional na tarde desta terça-feira e a unidade segue em total segurança". A empresa afirma ainda que a fábrica segue em processo de hibernação e "está operando apenas seus sistemas para expedição de produtos em estoque e segurança operacional. Não há mais produção na unidade".
A FUP informou em nota mais cedo que um grupo de sindicalistas permaneceu na entrada da unidade para impedir a passagem de funcionários que trabalhariam no processo de drenagem dos produtos da fábrica, etapa necessária para garantir o desmonte definitivo da unidade.
"Estamos recomendando a todos os trabalhadores da unidade que voltem para casa e não entrem, já que suas atividades vão colaborar para o fechamento da Fafen-PR", disse Gerson Castellano, diretor da federação.
ECONOMIA