(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Governo cria comitê para ajudar na recuperação da economia

Órgão será formado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda, Geral, Governo, Infraestrutura e Mobilidade e Planejamento e Gestão


postado em 26/03/2020 13:57 / atualizado em 26/03/2020 14:36

Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais(foto: Reprodução/ Internet)
Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais (foto: Reprodução/ Internet)
O governo de Minas instituiu, nessa quarta-feira, o Comitê Gestor das Ações de Recuperação Fiscal, Econômica e Financeira do estado (Comitê Extraordinário FIN COVID-19). O objetivo é acompanhar a evolução do cenário de crise provocado pela pandemia causada pelo novo coronavírus e deliberar medidas “para tratar e mitigar as consequências fiscais, econômicas e financeiras” causada por ela.
 
 
 
De acordo com o Decreto 47.896, o órgão será formado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda, Geral, Governo, Infraestrutura e Mobilidade, Planejamento e Gestão; e pelo BDMG, a Fundação João Pinheiro, Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de MG (Indi). Como membros convidados estão o Clube de Dirigentes Lojistas (CDL), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio).
 
“É fundamental que nós (do governo), as federações e todos os representantes da sociedade estejamos alinhados. A pior coisa que pode acontecer diante de uma crise desse tamanho é ficarmos desalinhados. Temos que ter um foco, um propósito, cada um entendendo as limitações que existem em seus segmentos. O governo está sempre de portas abertas para ouvir as dificuldades dos setores e, juntos, buscarmos as soluções”, diz o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa.
 
Apesar dos esforços locais que estão sendo e serão empreendidos, ele enfatiza que sem a participação do governo federal, estados e municípios podem fazer muito pouco para mitigar os efeitos da crise.
 
“Estados e municípios não podem emitir títulos, contrair dividas. Enfim, quem detém as ferramentas fiscais é o governo federal. Então, estamos esperando o que a União pode oferecer, em termos de alivio não só para economia, para as empresas e as pessoas, mas também alívio fiscal para estados e municípios”, ressalta.

Medidas para os contribuintes

Além da criação do FIN COVID-19, outras medidas foram publicadas ontem no Diário Oficial. Uma delas prorroga por 90 dias a validade das Certidões de Débitos Tributários (CDT) negativas e positivas com efeitos de negativas, emitidas de 1º de janeiro de 2020 até ontem. Outra adia o prazo para os postos de combustíveis adotarem a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e). Também foi postergado o prazo de pagamento da Taxa de Incêndio.
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre

  • Tosse

  • Falta de ar e dificuldade para respirar

  • Problemas gástricos

  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia

  • Síndrome respiratória aguda severa

  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira

Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)