(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Só metade dos MEIs e informais conseguem resistir mais 30 dias

Pesquisa de plataforma de suporte ao empreendedor mostra que a crise afetou em cheio também as microempresas


04/05/2020 17:35 - atualizado 04/05/2020 18:24

Papelaria no Barreiro afixou uma faixa para avisar aos clientes que o serviço continua a ser prestado, mas remotamente
Papelaria no Barreiro afixou uma faixa para avisar aos clientes que o serviço continua a ser prestado, mas remotamente (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), diversos trabalhadores estão lutando para enfrentar as consequências da crise econômica. O desemprego deve apresentar no segundo trimestre de 2020 um crescimento recorde, devido às alternativas drásticas encontradas pelas empresas na tentativa de reduzir gastos durante a turbulência causada pela COVID-19. De acordo com a pesquisa “Raio-X do pequeno empreendedor brasileiro”, feita pela Me Poupe! Research em parceria com a Toluna e IMO insights, 50% dos microempreendedores individuais, das microempresas e dos informais possuem capital para continuar suas atividades apenas por mais 30 dias.

Ainda segundo os dados do levantamento, somente 27% das pequenas empresas conseguiriam se manter por mais 60 dias, se a situação do cenário econômico do Brasil não melhorar. Pensando nisso, a Me Poupe! lançou nesta segunda-feira (4) o “SOS Me Poupe!”, uma plataforma que tem como objetivo o resgate dos profissionais que movem a economia brasileira. 

De acordo com a fundadora da Me Poupe!, Nathalia Arcuri, a iniciativa visa ajudar quem precisa de apoio nesse momento de caos em todos os cenários do país.
 
"Nossa economia é baseada nesses pequenos empreendedores, mas, ao mesmo tempo, são essas pessoas que estão sentindo os maiores impactos econômicos com o avanço da COVID-19. Por isso, criamos o SOS Me Poupe!. Queremos resgatar os pequenos para eles saírem dessa crise melhor que entraram. Inclusive, a plataforma também trará conteúdos para ajudar quem quer começar a empreender nesse momento”, explicou Nathalia.
 
O programa visa consolidar em um mesmo espaço as informações para apoiar profissionais autônomos, micro e pequenos empreendedores, e até pessoas que buscam uma nova oportunidade de emprego ou que pretendem fazer uma renda extra durante esse período. A plataforma funciona como uma vitrine para que esses trabalhadores divulguem seus serviços e produtos de forma gratuita.
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa 
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre

  • Tosse

  • Falta de ar e dificuldade para respirar

  • Problemas gástricos

  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia

  • Síndrome respiratória aguda severa

  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira

Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?  

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)