O Facebook lançou nesta terça-feira (19) uma nova ferramenta para ajudar comerciantes durante a pandemia do novo coronavírus. O Lojas do Facebook tem o objetivo de deixar a compra mais intuitiva e empoderar desde os donos de pequenos negócios até as marcas globais. O recurso permite que qualquer pessoa crie uma loja online para que os clientes acessem via Facebook ou Instagram.
De acordo com os organizadores, empresas podem escolher os produtos que desejam colocar no catálogo e terão a possibilidade de customizar a aparência da loja com uma foto de capa e definir cores. A ideia vem com um o intuito de que qualquer vendedor, em qualquer lugar do planeta, pode digitalizar seu negócio e se conectar com clientes.
A função é cheia de formas de anunciar os produtos. As pessoas conseguem, por exemplo, encontrar as Lojas do Facebook na página da empresa ou na conta o Instagram, além de descobri-las por meio de stories e anúncios. A possibilidade de salvar produtos que você esteja interessado e fazer um pedido também é inovadora.
Caso o cliente tenha qualquer tipo de problema, o recurso também possibilita a mensagem entre clientes e vendedores. No futuro, será possível ver a loja de uma empresa e comprar diretamente no chat - seja no Whatsapp, Messenger ou Instagram Direct.
A plataforma também pretende lançar a ideia para as páginas no Instagram. Apesar disto, a novidade vai começar ser testada apenas no Estados Unidos nos próximos meses.
Ao Vivo
Em breve, vendedores, marcas e criadores poderão marcar produtos em suas Lojas do Facebook ou catálogo antes de fazerem uma live e esses produtos serão mostrados na parte inferior do vídeo para que as pessoas possam clicar facilmente para ter mais informações sobre o produto e efetuar a compra.
*Estagiária sob supervisão do editor Álvaro Duarte