Em meio à crise econômica provocada pelo novo coronavírus, 13 dos maiores grupos de mineração do Brasil confirmaram presença em um evento de negócios virtual do setor. Organizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), o “e-mineração” será realizado entre 15 e 16 de julho.
O evento contará com transmissões ao vivo, mesas de discussão, rodadas de negócios e oportunidades para startups apresentarem propostas a investidores. A expectativa do instituto é que o evento gere milhões de reais em negócios no curto e médio prazo.
A intenção, segundo o site da iniciativa, é “posicionar o setor mineral como impulsionador da retomada econômica do Brasil por meio de ações concretas”. Essas medidas devem priorizar o consumo interno e valorizar o produto nacional, como motores para a recuperação da economia brasileira.
De acordo com o portal do evento, os setores e empresas que forem por esse caminho serão protagonistas da retomada. Uma preocupação é com fornecedores locais, de médio e pequeno porte, que são os mais impactados pela COVID-19 e não têm acesso a clientes de fora de suas microrregiões.
Os 13 grupos do setor mineral que confirmaram a participação foram: AngloGold Ashanti, Anglo American, ArcelorMittal, CBMM, CMOC, Fides Mining, Gerdau, Grupo J. Mendes Mineração, Jaguar Mining, Kinross, Mineração Taboca, Mosaic Fertilizantes e Tupã de Ferro Mineradora. Outras empresas ainda devem confirmar. As companhias têm até 10 de julho para se inscrever.
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz