Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o setor aéreo vem sofrendo com os impactos financeiros. Para lidar com a crise, companhias aéreas já planejam medidas para retomada da economia. A partir de agosto, a Azul vai ampliar oferta de voos em Minas Gerais. Com isso, Governador Valadares e Juiz de Fora voltam a receber as aeronaves da empresa, e a operação no aeroporto de Confins vai ser reforçada.
Governador Valadares entra para a rota da Azul e vai fazer ligações diretas para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, a partir de 3 de agosto. Enquanto isso, Juiz de Fora vai ter um voo diário para Viracopos, em Campinas, depois de 17 de agosto. Segundo a companhia, essas operações serão feitas com aeronaves modelo ATR 72-600, que têm capacidade para 70 pessoas.
A companhia ainda vai reforçar a operação no centro de conexão de Belo Horizonte e fornecer ligações diretas para Curitiba, Goiânia e Porto Alegre a partir de 17 de agosto e para Ilhéus após o dia 18.
De acordo com a vice-presidente de Receitas da Azul, Abhi Shah, a malha vai crescer 290% em agosto quando comparado a abril. “O transporte aéreo é fundamental para contribuir com a retomada da economia e servir um país de dimensões continentais como o Brasil”, afirma.
Medidas de prevenção ao coronavírus
De acordo com a Azul, a companhia reforçou a limpeza das aeronaves a cada voo e também à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). Eles reforçam as medidas:
- Uso obrigatório de máscaras por tripulantes e clientes;
- A temperatura dos tripulantes é medida a cada início de turno;
- Distribuição de kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido;
- Lançamento do Tapete Azul que indica o momento certo de embarcar e contribui para o distanciamento social;
- Para limpeza das aeronaves estão sendo utilizados descontaminantes bactericidas, que eliminam o vírus da COVID-19 em 99,99% dos casos.
A companhia também vai reabrir as bases de Vitória da Conquista (BA), Dourados (MS), Presidente Prudente (SP), Campina Grande (PB), Ilhéus (BA) e Joinville (SC).
* Estagiária sob supervisão da editora-asistente Vera Schmitz