A companhia aérea Latam Brasil entrou em recuperação judicial (chapter 11) nesta quinta-feira, 9, nos Estados Unidos. O grupo Latam e suas afiliadas no Chile, no Peru, na Colômbia, no Equador e nos Estados Unidos já haviam pedido a proteção contra credores em Nova York em 26 de maio, mas a unidade brasileira havia ficado de fora.
À época em que o grupo havia entrado com o pedido nos EUA, a unidade brasileira informou que não iria fazer parte da reestruturação porque ainda aguardava a negociação de um empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em nota, a companhia informou que ainda conversa com o banco e que a recuperação judicial pode dar ao BNDES prioridade para receber o valor emprestado (caso o financiamento saia como DIP, um modelo em que o novo credor tem privilégio diante dos outros).
A LATAM Brasil segue voando por você e hoje se integra ao processo de reorganização financeira do Grupo sob proteção do Capítulo 11 nos EUA para assegurar a sua sustentabilidade. Saiba mais em: https://t.co/EAX2jWUynz
— LATAM Brasil (@LATAM_BRA) July 9, 2020
Entre as medidas adotadas pela companhia aérea em meio à crise decorrente da pandemia, está também o fim das operações na Argentina.