Beneficiários do auxílio emergencial - pago pelo governo em decorrência da crise do novo coronavírus (Sars-Cov-2) – e trabalhadores que recebem o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) relataram lentidão e dificuldade no uso do aplicativo Caixa Tem, nesta segunda-feira (10). A liberação do dinheiro é exclusiva para as pessoas que nasceram em julho.
Pelo Twitter, vários usuários demonstraram insatisfação com o programa. Veja algumas publicações:
Hj foi o dia todo tentando usar o caixa tem e nadaaaa que raiva pic.twitter.com/755MdlZpTJ
%u2014 Áquila (@aquilaolvr) August 10, 2020
Também não consigo. Toda vez que tem pagamento do auxílio emergencial é isso. E hj tem o do FGTS também. Tá osso, hein, @Caixa ? #caixa
%u2014 Fabio Rosa (@FabioRosaSPFC) August 10, 2020
to tentando entrar no app caixa tem e diz que meu pedido foi bloqueado, alguém passando por isso ou passou?
%u2014 fab (@porrafab) August 10, 2020
em algum momento vcs conseguiram pagar boleto pelo app do Caixa TEM? pra mim fica eternamente "tente novamente em alguns minutos" %uD83D%uDE21
%u2014 Giovana Pozzi (@pozzigio) August 10, 2020
O aplicativo criado para movimentar recursos na conta poupança social digital – onde têm sido depositados o FGTS emergencial e os R$ 600 – está instável e alguns usuários também alegaram que não conseguiram pagar boletos. De acordo com as reclamações, o app pede 30 minutos para a liberação da função de pagamento e, após esse período, o tempo permanece.
A Caixa Econômica Federal, responsável pelo aplicativo Caixa Tem, informou que a função foi desabilitada para "melhorias preventivas", mas deve voltar a normalidade ainda nesta segunda-feira. Além dessa instabilidade, o aplicativo também pede uma nova autenticação do aparelho já cadastrado e deixa de mostrar o saldo na conta digital.
A ferramenta, quando funciona, está disponível das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.