A Black Friday 2021 cairá no dia 26 de novembro. Portanto, já está na hora dos lojistas se prepararem. Verificar estoque, planejar as promoções e divulgar as ações para a data. O e-commerce deve estar ainda mais fortalecido nesta edição devido às restrições da pandemia.
O fato é que além de saber quando é a
Black Friday
, é importante lembrar que muitos lojistas e grandes redes de marketplace fazem promoções antecipadas, como se fosse um “esquenta” para a grande data.
Mas por que a Black Friday cai na última sexta-feira de novembro? É preciso entender, primeiramente, a sua origem.
Como o termo em inglês já sugere, o movimento iniciou nos Estados Unidos. Na última quinta-feira do mês de novembro é comemorado por lá o Dia de Ação de Graças. É uma referência à gratidão dos norte-americanos pelo ano que passou.
O dia depois do feriado marca o início das compras para o Natal. O termo teria sido usado pela primeira vez na Filadélfia pela polícia local, na década de 90, devido ao movimento de pessoas nas lojas e congestionamento nas ruas.
Black Friday nos EUA
Sendo assim, quando é a Black Friday nos Estados Unidos, o comércio físico ainda é bastante requisitado. Já no Brasil, a primeira campanha, que foi realizada em 2010, foi totalmente on-line, mas depois conquistou o comércio de rua.
A ideia foi trazida pelo publicitário Pedro Eugênio, dono do site Busca Descontos, que reunia todas as promoções das lojas presentes na internet.
Na primeira edição houve a participação de 50 lojas que faturaram R$ 3 milhões. O movimento se repetiu no ano seguinte, elevando as vendas para R$ 100 milhões.
Assim, a Black Friday não parou mais de crescer. Lojas físicas também aderiram. Inicialmente, a iniciativa ainda não era conhecida de todos os brasileiros, além de ainda gerar muita rejeição devido às críticas de descontos falsos, a chamada “
Black Fraude
”.
Contudo, com o passar das edições e a fiscalização dos órgãos responsáveis, o número de pessoas que conhecia e confiava na promoção subiu.
Veja a evolução:
- 27% das pessoas sabiam o que era Black Friday em 2014 (pesquisa Hello Research);
- 99,5% dos consumidores conhecia o movimento em 2018 (pesquisa Provokers)
- 69% das pessoas já compraram produtos na data (pesquisa Provokers).
Black Friday 2021 continua em novembro, apesar da proposta de setembro
Contudo, muitos empresários discutiram a respeito de quando é a Black Friday, já que a data prejudica as vendas de Natal e ocorre dias antes do prazo final do pagamento da primeira parcela do 13.º salário no Brasil.
Assim, houve um movimento em 2017 para antecipar a campanha para setembro, já que ele não tem nenhuma data comercial especial. Mas a proposta não ganhou forte adesão.
Só para complementar, a primeira parcela do 13.º salário é paga entre 1.º de fevereiro e 29 de novembro (na segunda-feira após a Black Friday 2021), variando de empresa para empresa.
No mês de setembro, entretanto, os brasileiros adotaram a Semana do Brasil. A iniciativa é do governo federal e apoiada por associações ligadas ao comércio.
Principal tendência para a Black Friday 2021 é o comércio on-line
Portanto, quais são as tendências para a Black Friday 2021?
Primeiramente, é bom ressaltar que esta é a segunda edição após o início da pandemia. Nos meses iniciais da quarentena, o comércio on-line explodiu. Com o varejo não essencial fechado para ajudar a conter o novo coronavírus, as pessoas começaram a migrar para as compras on-line.
É o que mostra a 42.ª edição do estudo Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen em parceria com a Elo: 7,3 milhões de brasileiros compraram em websites pela primeira vez. A mesma pesquisa apontou que 40% mais pessoas aderiram ao e-commerce no período compreendido entre 5 de abril e 28 de junho.
Justamente por isso, analistas acreditam que
a Black Friday 2021 será marcada pelo consumo de produtos on-line
. Portanto, os lojistas que têm apenas lojas físicas e foram prejudicados durante o fechamento na pandemia, têm a chance de se preparar até a chegada do movimento.
Como o lojista pode se preparar para a Black Friday 2021
Por isso, é bom começar a preparação entendendo o comportamento do consumidor. Uma pesquisa realizada pela Inteligência de Mercado da Globo apontou que 65% dos
consumidores querem se presentear
na Black Friday 2021. Além disso, 42% admitem que desejam ir às compras na data.
Para o lojista que tem o ponto físico, mas está planejando abrir um canal de vendas on-line há algumas dicas de especialistas. Veja:
custo inferior à abertura de uma loja física;
- há várias plataformas disponíveis para lojas virtuais;
- há muitos marketplaces (Americanas, Extra, Casas Bahia) para parcerias;
- não exige experiência;
- a inadimplência é zerada, pois é preciso pagar no cartão ou no boleto antes de receber a mercadoria;
- o alcance é maior, bem como o tempo, já que o site está no ar 24h por dia.
Tendências para a Black Friday 2021
- os consumidores começam a pesquisar os preços dos produtos no Google com antecedência de três meses;
- os sites de vendas on-line recebem de 60% a 80% mais tráfego (segundo a Serasa Hitwise) no período da Black Friday. Por isso, é importante ter estratégias para reter essas pessoas para elas transformarem-se em clientes;
- pode-se usar as redes sociais a seu favor, pois hoje em dia praticamente todos os consumidores têm um conta cadastrada nas redes sociais de maior audiência, como Facebook e Instagram;
- se o seu comércio é apenas físico, também invista em marketing, mas acima de tudo em um ambiente seguro devido à pandemia. Assim, o consumidor sentirá mais segurança com a disposição de dispensadores de álcool gel.
Para ajudar os comerciantes, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza em sua plataforma vários cursos on-line, rápidos e gratuitos. Basta se cadastrar no
site
, começar a estudar e se preparar para a Black Friday 2021.