O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta segunda-feira (26) a publicação do decreto que impõe a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para videogames no Diário Oficial da União (DOU). O decreto será publicado nesta terça-feira (27).
- Redução de IPI para vídeogames:
%u2014 Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 26, 2020
(a) de 40% para 30%:consoles e máquinas de jogos;
(b) de 32% para 22%: de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela; (mais)... pic.twitter.com/IjmsYNXmK7
Segundo o presidente, o imposto será reduzido de 40% para 30% para consoles e máquinas de jogos; de 32% para 22% para partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo, cujas imagens são reproduzidas numa tela, e de 16% para 06% em máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes.
Bolsonaro já tinha anunciado durante uma live, há cerca de duas semanas, a redução do imposto sobre jogos eletrônicos.
Na época, ele afirmou que havia tratado o tema com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto.
Na época, ele afirmou que havia tratado o tema com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto.
“A garotada ano passado resolveu reclamar do preço de jogos eletrônicos, chips etc. E tinha um degrau de imposto. Nós conseguimos passar o maior degrau de 50% para 40%. E agora a molecada voltou a chiar novamente e com razão”, falou Bolsonaro na ocasião.
Vale relembrar que o filho 04 do presidente, Jair Renan, é grande ativista na área. Ele participou de uma reunião com o secretário de Cultura, Mário Frias, sobre esportes eletrônicos, os eSports.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.