Roupas lideram a lista de itens mais procurados (78,6%), em seguida aparecem brinquedos (41%) calçados (26,9%), cosméticos e perfumes (15,8%). No Natal de 2020, o valor médio esperado dos presentes é de R$ 95,71. Em 2019, o tíquete foi de R$ 102, registrando assim uma diminuição de 6,18% no valor do presente.
“O lojista tem que estar atento à jornada do cliente. A loja física foi o local citado como preferido para comprar (72,7%). Mas os consumidores estão comprando cada vez mais pela internet (20,5%). Por isso, é importante que o comerciante conecte as informações entre os canais, de forma que o cliente tenha uma experiência integrada e com menos atrito possível”, aconselha o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Parcelamento
Compras parceladas no cartão de crédito (30,8%) são as preferidas pelo consumidor. Nessa modalidade, o tíquete médio será de R$ 96,88. Já no cartão de débito (28,2%), o valor será de R$ 94,23. Para os presentes pagos em dinheiro (26,1%) o valor pretendido será de R$ 93,85 e para as compras à vista no crédito (13,2%), espera-se um tíquete médio maior, de R$ 100,81.Hábitos do consumidor
A pesquisa realizada pela CDL/BH revelou que para os consumidores que pretendem presentear neste Natal, o preço dos produtos é o atrativo mais importante (56,8%). Em seguida, chamam a atenção as promoções e os sorteios (28,2%), o bom atendimento (25,2%) e a qualidade do produto (25,2%). Ainda de acordo com o estudo, 48,7% das pessoas sempre pesquisam o valor dos presentes antes de finalizar as compras.O presidente da CDL/BH chama a atenção para um ponto muito importante em tempos de pandemia: agilidade no atendimento. “Uma das principais dificuldades apontadas pelo consumidor é a lotação de lojas. Por isso, nossa maior dica é: prepare seus colaboradores para que seja realizado um atendimento rápido, eficiente e humanizado. O cliente precisa permanecer na loja um tempo viável para escolher seus produtos, sem gerar aglomeração. Caso contrário, isso gera um impacto negativo em seu comércio”.
Encontro natalino
Apesar da orientação para a não aglomeração, em função da pandemia do coronavírus, 70,9% dos entrevistados afirmam que vão realizar ceia de Natal, com amigos e familiares. Nesse cenário, 81,8% dos consumidores pretendem desembolsar, em média, R$ 199,18 nas comemorações natalinas. Quem não pretende presentear terá um gasto maior nas festividades (R$ 204,39) em relação aos consumidores que vão presentear (R$ 171,79).
Dos entrevistados, 18,2% afirmam que não vão celebrar a data. Os principais motivos são o isolamento social (42,6%) e corte nos gastos (16,7%).
O amigo oculto, tão presente nas comemorações de fim de ano, terá menor adesão em 2020. Somente 31,6% dos entrevistados afirmam que vão participar da brincadeira. Entre os participantes, a maioria vai confirmar presença em apenas um amigo oculto.
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Em casos graves, as vítimas apresentam
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Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
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