O Natal pode ser uma boa oportunidade para que comerciantes recuperem parte das perdas registradas em decorrência da pandemia de COVID-19. Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais, mostra que a intenção dos belo-horizontinos em presentear aumentou 3,81% em relação a 2019.
A mesma pesquisa mostra que o valor do ticket médio por presente deve aumentar 33,22% chegando a R$ 111,86.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) permanece abaixo dos 50 pontos – nível que separa o pessimismo do otimismo – mas, apresentou alta de 1,93% no mês de novembro, chegando a 37,16 pontos. É o maior registro desde a implementação de medidas de combate à pandemia de COVID-19.
Cesta básica
A pesquisa do Ipead revelou ainda que a cesta básica subiu 6,23% entre outubro e novembro de 2020, alcançando R$553,24.
A alta da cesta acumulada nos últimos 12 meses é de 33,53%, aproximadamente sete vezes maior do que a inflação.
A batata inglesa foi o produto que apresentou maior alta, de 42,78%, chegando a R$4,62 o quilo. Também subiram tomate santa cruz (36,67%), o óleo de soja (11,71%), o arroz (9,55%), o chã de dentro (4,34%), o açúcar cristal (4,21%), o café (1,39%) e o pão francês (1,17%).
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