O estudo mostra que para 44% das pessoas a desinfecção dos ambientes é o principal atributo observado na escolha dos estabelecimentos de compras, superando a seleção por preço, custo-benefício e qualidade dos produtos.
A pesquisa também revela que 49% das pessoas já se sentem seguras para fazer compras em estabelecimentos físicos de ruas e de shoppings, embora 62% dos entrevistados tenha declarado a opção pela aquisição de presentes pelo comércio virtual.
Em Belo Horizonte, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH) lançou em agosto o selo “Loja Segura” para estabelecimentos comerciais que cumpram protocolos de prevenção à transmissão da COVID-19, como as rotinas de limpeza e desinfecção do local.
Para receber o selo, é exigido ao lojista o cumprimento de uma lista de procedimentos, como a obrigação do uso de máscaras e a disponibilização de álcool gel 70% para funcionários e clientes. O distanciamento mínimo entre os consumidores e o controle de lotação também estão entre os protocolos sanitários e de prevenção demandados pela CDL-BH.
A pesquisa do Instituto Locomotiva foi realizada em parceria com o Centro Onet entre os dias 5 e 10 de novembro deste ano.
*estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz