(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECK-IN AUTOMÁTICO

Latam elimina check-in para voos domésticos; veja outras mudanças

Os clientes já podem despachar as bagagens por meio de totens de autoatendimento em quatro aeroportos do país


10/02/2021 20:52 - atualizado 10/02/2021 21:36

Além do check-in automático, os próprios passageiros ficaram responsáveis por despachar as bagagens (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A )
Além do check-in automático, os próprios passageiros ficaram responsáveis por despachar as bagagens (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A )
A companhia aérea Latam Brasil decidiu acabar com o processo de check-in nos voos domésticos e aumentar os equipamentos para que os próprios passageiros façam a etiquetagem e despacho das bagagens. 
 
 
Os clientes que compram passagens pelos sites e aplicativos da empresa, desde o início da semana, já recebem o cartão de embarque assim que o pedido é finalizado. A empresa é a primeira companhia aérea do Brasil a digitalizar esse processo.

Segundo ela, em caso de qualquer mudança no voo, do momento da compra até o embarque, o passageiro é informado e seu bilhete atualizado automaticamente. O cliente também pode escolher se quer receber as informações pelo whatsapp, e-mail ou SMS.

Check-in automático e despacho feito pelos passageiros 


Com a mudança, o número de passageiros que utilizam os balcões de check-in nos aeroportos deve ser reduzido ainda mais, já que a quantidade era menor desde que as companhias aéreas começaram a cobrar para despachar bagagens.

Além do check-in automático, a empresa pretende aumentar os equipamentos para que os próprios clientes façam o despacho e a etiquetagem de suas bagagens. Esse processo, chamado de self bag drop, já é rotina em países como os Estados Unidos, mas ainda é pouco comum no Brasil.

De acordo com a companhia, atualmente, já estão disponíveis totens de autoatendimento em quatro aeroportos do país: Guarulhos, Brasília, Galeão e Salvador. Até o fim do ano, mais sete devem receber os equipamentos. A empresa alega que o serviço é implementado primeiro nos aeroportos que recebem mais voos da companhia.

A intenção da empresa, porém, é que em breve até os totens sejam substituídos. O passageiro usaria o celular para se conectar a uma impressora no aeroporto e imprimir sua etiqueta de bagagem. A transação seria toda pelo aparelho. A iniciativa já está sendo testada no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. 

Apesar das mudanças, a companhia aérea não pretende fazer cortes em seu pessoal de solo. Esses funcionários podem ser deslocados para outras funções.

A empresa também vai rever o sistema digital pelo qual o passageiro gerencia eventuais créditos e reembolsos por passagens não utilizadas. A quantidade de clientes nessa situação aumentou durante a pandemia.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)