A companhia aérea Latam Brasil decidiu acabar com o processo de check-in nos voos domésticos e aumentar os equipamentos para que os próprios passageiros façam a etiquetagem e despacho das bagagens.
Os clientes que compram passagens pelos sites e aplicativos da empresa, desde o início da semana, já recebem o cartão de embarque assim que o pedido é finalizado. A empresa é a primeira companhia aérea do Brasil a digitalizar esse processo.
Segundo ela, em caso de qualquer mudança no voo, do momento da compra até o embarque, o passageiro é informado e seu bilhete atualizado automaticamente. O cliente também pode escolher se quer receber as informações pelo whatsapp, e-mail ou SMS.
Check-in automático e despacho feito pelos passageiros
Com a mudança, o número de passageiros que utilizam os balcões de check-in nos aeroportos deve ser reduzido ainda mais, já que a quantidade era menor desde que as companhias aéreas começaram a cobrar para despachar bagagens.
Além do check-in automático, a empresa pretende aumentar os equipamentos para que os próprios clientes façam o despacho e a etiquetagem de suas bagagens. Esse processo, chamado de self bag drop, já é rotina em países como os Estados Unidos, mas ainda é pouco comum no Brasil.
De acordo com a companhia, atualmente, já estão disponíveis totens de autoatendimento em quatro aeroportos do país: Guarulhos, Brasília, Galeão e Salvador. Até o fim do ano, mais sete devem receber os equipamentos. A empresa alega que o serviço é implementado primeiro nos aeroportos que recebem mais voos da companhia.
A intenção da empresa, porém, é que em breve até os totens sejam substituídos. O passageiro usaria o celular para se conectar a uma impressora no aeroporto e imprimir sua etiqueta de bagagem. A transação seria toda pelo aparelho. A iniciativa já está sendo testada no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Apesar das mudanças, a companhia aérea não pretende fazer cortes em seu pessoal de solo. Esses funcionários podem ser deslocados para outras funções.
A empresa também vai rever o sistema digital pelo qual o passageiro gerencia eventuais créditos e reembolsos por passagens não utilizadas. A quantidade de clientes nessa situação aumentou durante a pandemia.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira