(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRODUÇÃO DE QUEJO

Epamig divulga cartilha gratuita para boas práticas na produção de queijos

Instruções e cuidados para produzir quejios artasanais de boa qualidade estão reunidos em uma cartilha disponibilizada gratuitamente no site da instituição


18/02/2021 13:22 - atualizado 18/02/2021 13:52

Cuidados de higiene básicos ao longo da produção do leite são fundamentais, segundo Epamig
Cuidados de higiene básicos ao longo da produção do leite são fundamentais, segundo Epamig (foto: Epamig/Divulgação)

Para a produção de um queijo artesanal de boa qualidade o segredo está, sobretudo, na produção de um leite de boa qualidade, é o que diz a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Segundo estudos realizados pela Instituição, os produtores devem atentar às primeiras fases de produção do laticínio para evitar propagação de doenças.

Mas o que é um leite de qualidade? Para o pesquisador da Epamig, Junio de Paula, ''um leite de boa qualidade é aquele que não apresenta riscos para a saúde humana, tem um bom rendimento e dá origem a produtos com durabilidade''. 

As práticas para chegar nesse resultado são simples, e estão, principalmente, nos cuidados básicos de higiene ao longo da produção do leite. Os pesquisadores destacam a limpeza diária do local de ordenha como prioridade. É preciso remover o esterco e demais sujeiras para evitar a proliferação de moscas e outros insetos. 

Além disso, todo o lixo deve ser descartado em recipientes apropriados. Outros animais, como gatos, cachorros, patos, galinhas e porcos, não são bem vindos nos espaços de ordenha. 
 
(foto: Epamig/Divulgação)


Tomada essas precauções, a presença de colostro, leite proveniente de vaca com mastite e falta de higiene na ordenha e nos equipamentos, principais fatores de contaminação do insumo, de acordo com a empresa, são mais prováveis de serem evitadas.

"O produtor precisa estar atento ao manejo adequado dos animais durante a ordenha, assim será possível detectar sinais de doenças como a mastite. Além disso, é necessário fazer a limpeza correta do úbere e lavagem das tetas. Cuidados na higienização e na manutenção dos equipamentos são igualmente essenciais. A qualidade do leite é um bom indicativo da saúde do rebanho e da higiene do sistema de produção. E as indústrias de laticínios já estão pagando mais por isso”, destaca Cristiane Viana, pesquisadora da Epamig.

Além da mastite, a tuberculose e a brucelose também são doenças de grande risco para os animais. O governo brasileiro mantém programas de diagnóstico e de vacinação que o produtor precisa seguir à risca para garantir a saúde do rebanho. 

Cartilha gratuita


Mais instruções e cuidados para produzir leite de boa qualidade estão reunidos em uma cartilha disponibilizada gratuitamente no  site da Epamig .
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)