O
Aeroporto Internacional de Confins
receberá nesta sexta-feira (28/5) seu primeiro teste de embarque com
reconhecimento facial
, sem apresentação de cartão de embarque ou documento de identificação. A iniciativa é do Ministério da Infraestrutura, que já havia feito a experiência nos aeroportos Santos Dumont, no Rio, e Congonhas, em São Paulo.
Segundo o aeroporto, o objetivo é tornar mais ágil, seguro e eficiente o processo de embarque nos aeroportos. Toda a programação está sendo desenvolvida pelo Serpro, empresa de tecnologia vinculada ao Governo Federal.
O primeiro teste em Confins contará com passageiros voluntários da companhia
Azul
. Os usuários selecionados realizarão todo o procedimento com apenas o reconhecimento
biométrico facial
.
O passageiro precisará efetuar o check-in no balcão da companhia aérea, no qual receberá mensagem de texto pedindo autorização para ser feita uma foto. Em seguida, a imagem é conferida com a que já existe no banco de dados.
Finalizado o processo, ele ficará liberado para ter acesso à sala de embarque, onde terá um ponto de reconhecimento facial, e à aeronave.
No primeiro teste em Confins, estarão presentes o diretor-executivo da BH Airport, Kleber Meira, o superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos do Serpro, Brenno Sampaio, e a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão, da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Fabiana Todesco.