O leilão do metrô de Belo Horizonte deve ocorrer em 2022. A previsão do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, é que a operação seja concretizada até abril do ano que vem. A ideia é viabilizar a transferência para a iniciativa privada da seccional mineira da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que controla o veículo sobre trilhos da capital.
Assim, a gestão da linha 1 do metrô mudará de mãos. O objetivo é, ainda, possibilitar investimentos em um segundo itinerário.
Gomes de Freitas fez a estimativa nesta sexta-feira (2/7), em entrevista coletiva para tratar das ações do governo federal no setor de infraestrutura. A concessão da BR-381, garantiu ele, ocorrerá ainda neste ano – outubro foi a previsão dada pelo ministro.
“É um projeto do Ministério de Desenvolvimento Regional, mas que a gente tem acompanhado com muito interesse, até por ele conversar com a nossa agenda da renovação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias”, disse, ao esmiuçar a projeção para o metrô de BH.
Atualmente, o trem urbano belo-horizontino vai do Eldorado, em Contagem, a Venda Nova. A linha 2 ligaria o Calafate, na Região Oeste, ao Barreiro.
A entrega da BR-381 à iniciativa privada depende de sinalização positiva do Tribunal de Contas da União (TCU).
Apenas em Minas Gerais, a estrada tem quase 1 mil quilômetros de extensão. A corte de contas tem relatório favorável à concessão. O aval, no entanto, ainda depende de votação no plenário da instituição.
Tarcísio Gomes de Freitas disse que, “sem sombra de dúvidas”, a operação estará concluída ainda neste ano.
“Está muito adiantado o processo, em fase final. Geralmente, os relatores têm apresentado seus pareceres de forma muito rápida. Aí, vamos publicar o edital e fazer o leilão”.
O ministro lembrou que a concessão precisa seguir trâmites legais. “A gente precisa dar tempo entre a publicação do edital e realização do leilão para que os investidores se preparem, tenhamos competição, rodem a governança interna das empresas e aprovem o investimento”, salientou.
Ainda segundo o ministro da Infraestrutura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mira melhorias no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, como aumento das áreas de escape.
As obras nos aeroportos de Uberlândia (Triângulo) e Montes Claros (Norte) estão previstas para terminar ainda neste ano. A ideia é concedê-los à iniciativa privada em 2022.
Intervenções em outras rodovias do estado, como as BRs 367 e 365 também estão em pauta.
Assim, a gestão da linha 1 do metrô mudará de mãos. O objetivo é, ainda, possibilitar investimentos em um segundo itinerário.
Gomes de Freitas fez a estimativa nesta sexta-feira (2/7), em entrevista coletiva para tratar das ações do governo federal no setor de infraestrutura. A concessão da BR-381, garantiu ele, ocorrerá ainda neste ano – outubro foi a previsão dada pelo ministro.
“É um projeto do Ministério de Desenvolvimento Regional, mas que a gente tem acompanhado com muito interesse, até por ele conversar com a nossa agenda da renovação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias”, disse, ao esmiuçar a projeção para o metrô de BH.
Atualmente, o trem urbano belo-horizontino vai do Eldorado, em Contagem, a Venda Nova. A linha 2 ligaria o Calafate, na Região Oeste, ao Barreiro.
BR-381 depende de Tribunal
A entrega da BR-381 à iniciativa privada depende de sinalização positiva do Tribunal de Contas da União (TCU).
Apenas em Minas Gerais, a estrada tem quase 1 mil quilômetros de extensão. A corte de contas tem relatório favorável à concessão. O aval, no entanto, ainda depende de votação no plenário da instituição.
Tarcísio Gomes de Freitas disse que, “sem sombra de dúvidas”, a operação estará concluída ainda neste ano.
“Está muito adiantado o processo, em fase final. Geralmente, os relatores têm apresentado seus pareceres de forma muito rápida. Aí, vamos publicar o edital e fazer o leilão”.
O ministro lembrou que a concessão precisa seguir trâmites legais. “A gente precisa dar tempo entre a publicação do edital e realização do leilão para que os investidores se preparem, tenhamos competição, rodem a governança interna das empresas e aprovem o investimento”, salientou.
Mais obras
Ainda segundo o ministro da Infraestrutura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mira melhorias no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, como aumento das áreas de escape.
As obras nos aeroportos de Uberlândia (Triângulo) e Montes Claros (Norte) estão previstas para terminar ainda neste ano. A ideia é concedê-los à iniciativa privada em 2022.
Intervenções em outras rodovias do estado, como as BRs 367 e 365 também estão em pauta.