A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o edital de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em Minas, e da BR-262, entre João Monlevade e Viana, no Espírito Santo.
A publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU) deve ocorrer nesta quarta-feira (1º/9) e o leilão está marcado para ocorrer em 25 de novembro, às 14h, na B3, em São Paulo (SP). A decisão foi tomada durante reunião da Diretoria Colegiada da ANTT, desta terça-feira (31/8).
Com pista simples em quase toda a sua extensão, a estrada é conhecida como "rodovia da morte" por causa do grande número de acidentes registrados ao longo do trecho que corta Minas Gerais.
O projeto prevê a concessão de 686,10 km (que passará a 670,64 km a partir das intervenções previstas no contrato), bem como na exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias. O contrato terá duração de 30 anos, prorrogável por mais 5 anos.
Segundo a nota técnica, “o projeto foi pensado para tornar melhor a vida dos cidadãos que utilizam a rodovia todos os dias, buscando o conforto dos motoristas e passageiros, com melhoria na segurança priorizada durante todo o processo de construção do projeto”.
A licitação será realizada na modalidade de concorrência, ou seja, através de um leilão com participação internacional.
*Aguarde mais informações