Mais de R$ 3,7 bilhões. Esse é o faturamento registrado em 40 horas de Black Friday apenas nas compras feitas pela internet, o chamado e-commerce. O site Hora a Hora monitora, desde à 0h de quinta-feira (25/11), a performance da data aguardada por comércio e clientes. A última atualização, feita às 16h desta sexta-feira (26/11), mostra um gasto médio - conhecido como tíquete médio - de quase R$ 700.
INFOGRÁFICO: Confira dicas importantes e mais informações sobre a Black Friday
INFOGRÁFICO: Confira dicas importantes e mais informações sobre a Black Friday
Tanto o faturamento total nessas 40h primeiras horas - de exatos R$ 3.760.137.337,00 - quanto o tíquete médio - de exatos R$ 699,16 - representam um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2020.
"Apesar do momento econômico, da inflação e do desemprego, nós temos, sim, uma alta no faturamento. O ticket médio tem, sim, uma influência do dólar, o que mostra que mais brasileiros estão querendo comprar mais na Black Friday deste ano", afirma o head de comunicação do T.Group, Julio Pacheco.
O site também monitora outros parâmetros. Já foram feitos, por exemplo, 5.378.062 pedidos - sempre pelo e-commerce. O número não representa aumento nem queda em relação ao ano passado. As mulheres são responsáveis por 57% dos pedidos, enquanto os homens ficam com os restantes 43%.
Confira qual faixa etária faz mais (e menos) compras pela internet:
- Até 25 anos - 16,67%
- Entre 26 e 35 anos - 35,16%
- Entre 36 e 50 anos - 33,86%
- Acima 51 anos - 14,31%
De acordo com a ClearSale, empresa referência em antifraude, o valor de fraudes evitadas nessas 40 primeiras horas de Black Friday é de R$ 70.539.475,69.
Os resultados da Black Friday 2021 são monitorados pelo site Hora a Hora, iniciativa da Neotrust - uma das quatro unidades de negócio do T.Group. A iniciativa conta com a parceria da ClearSale e o patrocínio do Cartão Elo.
Veja a distribuição de compras por região do Brasil:
Sudeste - 56,43%
Nordeste - 18,07%
Sul - 15,27%
Centro-Oeste - 7,41%
Norte - 2,81%
Reflexo em BH
O monitoramento realizado pelo Hora a Hora contempla todo o país, mas é possível visualizar o impacto da Black Friday nas ruas de Belo Horizonte. No endereço mais tradicional das Lojas Americanas, na região Central de capital mineira, por exemplo, o estabelecimento criou um espaço específico para retirada de mercadorias.
O motoboy Marcos Paulo de Souza, 20 anos, disse que o serviço de entrega por aplicativo quase que dobrou no dia de hoje. "Já é a terceira vez que venho receber mercadoria para entrega aqui nesta loja."