A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já foi informada da decisão, conforme a ITA Transportes Aéreos.
Em nota, a ITA disse lamentar os transtornos causados e que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da Anac. Ainda em comunicado oficial, a companhia orienta os passageiros com viagens programadas para os próximos dias a entrarem pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br.
Segundo eles, "a companhia irá dedicar o máximo de esforço para, em breve, retomar seus voos. O Grupo Itapemirim informa também que essa decisão não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim, cujas operações seguem normalmente."
O Grupo Itapemirim está em fase de recuperação judicial. Porém, criou a companhia aérea ITA, acreditando que teria bilhões em investimentos. O presidente da empresa, Sidnei Piva, afirmou que o investimento seria firmado com o fim da recuperação, que ainda está em curso.
Nesta semana, o site "Congresso em Foco" revelou que Piva abriu uma empresa no Reino Unido com capital de cerca de R$ 6 bilhões. A assessoria da empresa confirmou a existência da empresa, a SS Space Capital, mas declarou que não há relação com as empresas do grupo Itapemirim.