O Sistema Nacional de Empregos de Uberlândia (Sine), no Triângulo Mineiro, realizou mais de 100 mil atendimentos em 2021.
O Sine, incorporado às frentes de trabalho realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e pela Diretoria de Formação Profissional e Geração de Emprego e Renda, promove ações que visam impactar diretamente na empregabilidade e renda da população uberlandense.
Os atendimentos oferecem alternativas para os trabalhadores que procuram uma oportunidade profissional, acesso a habilitação, ao seguro-desemprego e encaminhamento para qualificação profissional.
Esse foi o primeiro ano da gestão municipal do Sine e mais de 14 mil vagas foram captadas para o programa.
Pandemia
Com a crise sanitária, a Sedesth trouxe manutenção de cursos profissionalizantes de forma remota e, com a liberação das atividades presenciais, foi possível ampliar a oferta de cursos e a inauguração de um centro profissionalizante, o Complexo Social Tocantins.
Todos os cursos oferecidos durante o período mais restritivo da pandemia e agora, são gratuitos. Eles abrangem áreas da gastronomia, mecânica, informática, maquiagem, vendas, marketing, tecnologia, costura e estética.
Podem participar as pessoas que tem mais de 16 anos, com escolaridade compatível com a especificidade de cada curso e renda familiar de no máximo três salários mínimos.
Foram 46 modalidades de cursos oferecidas, com a cooperação de 12 parceiros – ao todo, 968 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho novamente. No dia 20 de dezembro de 2021, foram entregues 3 mil certificados de conclusão de curso.