Com 375 reclamações, a Algar Telecom liderou o ranking de reclamações de 2021 do Procon Uberaba, no Triângulo Mineiro. Por outro lado, das 20 empresas que mais tiveram reclamações formalizadas pelo órgão no ano passado, presencialmente e on-line, nove fazem parte do segmento dos bancos.
No top 5 de reclamações ao Procon Uberaba em 2021, a Cemig aparece em segundo lugar; Claro, em quarto, e, em seguida, aparecem dois bancos: a Caixa, em terceiro, e Banco Pan, em quinto.
Segundo informações divulgadas pelo Procon Uberaba, 8.129 atendimentos foram realizados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021. Desse total, 2.862 se transformaram em reclamações formalizadas.
Confira a lista, em número de reclamações:
Confira a lista, em número de reclamações:
- Algar Telecom S/A: 375
- Cemig Distribuição: 367
- Caixa Econômica Federal: 246
- Claro: 238
- Banco Pan: 189
- Banco BMG: 180
- Tim Nordeste: 174
- Banco C6 Consignado: 165
- Telefônica do Brasil: 143
- Magazine Luiza: 112
- Mercadolivre.com: 84
- Pefisa S/A Crédito, Financiamento e Investimento: 78
- Companhia Operacional de Desenvolvimento e Saneamento: 76
- Samsung Eletrônica da Amazônia: 68
- Banco Mercantil do Brasil: 64
- Banco Bradesco: 62
- Oi Móvel: 62
- Banco Itaucard: 61;
- Banco Santander: 61
- Banco Itaú Consignado: 57
No que diz respeito a uma análise de 2021 em relação à política do Direito do Consumidor, o presidente do Procon Uberaba, Anderson Freitas, em entrevista à Rádio JM, considerou que os consumidores de Uberaba e região estão mais conscientes e buscando cada vez mais seus direitos.
“Sendo assim, a estratégia do órgão na atual gestão, é dar eficiência nas orientações no atendimento preliminar, buscando sempre a conciliação entre consumidores e fornecedores e, ainda, proferindo com celeridade decisões nos processos administrativos, sempre com intuito, de garantir respostas mais rápidas às reclamações e trazer o equilíbrio nas relações de consumo", destacou.