Em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a Telemar Norte e Leste S/A (Oi) segue no topo do pódio das empresas que mais receberam reclamações na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF). A proeza negativa é mantida todos os anos há, pelo menos, desde o levantamento mais antigo – datado em ranking compreendendo o período de 1º de setembro de 2009 a 31 de agosto de 2010 – disponível para consulta pública no site da prefeitura do município.
Agora, o balanço divulgado na última sexta-feira (21/1) aponta que somente em relação aos produtos Oi foram 549 reclamações feitas no segundo semestre de 2021. Contra o grupo Telemar, há outras 494 queixas.
Na sequência, ainda entre as operadoras de telecomunicações mais reclamadas, aparecem a Telefônica e a Claro, que tiveram 327 e 303 registros respectivamente.
A segunda posição na classificação geral das empresas listadas é ocupada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que foi denunciada 498 vezes pelos usuários.
Os serviços bancários também encabeçam o topo da lista. Nesse sentido, os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e BMG receberam, respectivamente, 366, 323 e 237 reclamações.
Já nos registros on-line, contabilizados por meio do portal consumidor.gov.br, foram registradas 8.187 reclamações no segundo semestre do ano passado.
Nessa lista, assume a liderança a “Vivo - Telefônica”, com 708 das queixas, seguida pela “Oi Celular”, com 453 registros e, em terceiro lugar, a “Oi fixo”, com 442.
Nessa lista, assume a liderança a “Vivo - Telefônica”, com 708 das queixas, seguida pela “Oi Celular”, com 453 registros e, em terceiro lugar, a “Oi fixo”, com 442.
Para o superintendente do Procon/JF, Eduardo Floriano, a divulgação do ranking é um importante instrumento para orientação dos consumidores de Juiz de Fora.
“Os dados da lista auxiliam na hora de escolher empresas para prestação de serviços e/ou para compra de produtos”, avalia via assessoria.
“Os dados da lista auxiliam na hora de escolher empresas para prestação de serviços e/ou para compra de produtos”, avalia via assessoria.