A maior loja de cachaças online do mundo encerrou 2021 com mais de R$ 6,5 milhões de faturamento. Com origem em Minas Gerais, a Cachaçaria Nacional está no mercado há 12 aos e viu o crescimento ser ainda maior durante a pandemia. De 2019 para 2021, a receita ampliou 70%.
Segundo Rafael Araújo, dono da loja, a venda pela internet ajudou a ampliar o conhecimento da bebida. "O e-commerce fez com que as pessoas conhecessem melhor novos produtores de cachaças e os diversos rótulos disponíveis no mercado, já que muitos achavam que as únicas opções disponíveis eram aquelas industrializadas que são vistas com frequência em empórios e lojas de conveniência", afirma.
Em 2019, ano pré-pandemia, o faturamento da cachaçaria foi de R$ 4.860 milhões. Já em 2021 houve um salto para R$ 6.500 milhões. A diferença é atribuída a crise causada pelo coronavírus em 2020, que fez os consumidores passarem a comprar mais pela internet e, também, beber mais álcool.
"A cachaça ganhou bastante espaço nos últimos anos pois as pessoas estão procurando conhecer melhor essa bebida tão versátil e saborosa e que carrega o DNA do nosso país", diz Rafael.
A loja tem mais de dois mil rótulos de cachaças artesanais em seu catálogo e teve 1.322.139 visitantes durante o ano passado, mais do que em 2019, quando o número chegou a 1.166.254 visitantes.
Segundo o Anuário da Cachaça 2021, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o número de estabelecimentos produtores de cachaça e de aguardente registrados no ministério cresceu 4,14 % no último ano.
Minas Gerais lidera o ranking com 397 locais registrados. Em seguida, estão os estados de São Paulo (128), Espírito Santo (67), Rio de Janeiro (64) e Santa Catarina no 5º lugar, com 47 produtores registrados.
O estudo também revelou o número de marcas de produtos classificados como Cachaça e Aguardente de Cana registradas no Ministério. Em 2020 foram 5.523, enquanto 2019, eram 4.705 registros.
A expectativa da Cachaçaria Nacional para 2022 é superar o faturamento de 2020, quando houve um grande aumento nas vendas causado pela pandemia. O cenário calculado é de R$ 7.100 milhões de lucro.
"Meu objetivo através da loja é mostrar a importância das cachaças na história do nosso país e como essa bebida, que acaba sendo alvo de preconceito por parte de algumas pessoas, possui qualidade e não fica devendo em nada no comparativo com as bebidas importadas", finaliza Rafael Araújo.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.