Moradores de Betim que foram afetados pelas chuvas no início deste ano receberam um alento nesta sexta-feira (4/3). A Caixa Econômica Federal liberou para esse público o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os beneficiados têm até o dia 14 de abril para solicitar o saque de uma parte ou de toda a quantia disponível. Na Grande BH, residentes de Santa Luzia prejudicados pela chuva também foram contemplados.
Esse dinheiro faz parte do Saque Calamidade, que permite ao trabalhador que vive em áreas registradas pela Defesa Civil e possui conta vinculada ao FGTS sacar uma determinada quantia para custear despesas urgentes ou graves - e reduzir os danos financeiros causadas pelas fortes chuvas.
Caso o trabalhador tenha saldo positivo na conta e não tenha feito outro saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, ele poderá retirar até R$ 6.220.
Vale ressaltar que este benefício é exclusivo para moradores de áreas em que o governo estadual/distrital ou municipal tenha decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública, e reconhecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
Além de Betim, trabalhadores de outras três cidades também poderão sacar o dinheiro disponível no FGTS: Rio Piracicaba e Santa Luzia, em Minas Gerais, além de São José do Calçado, no Espírito Santo. Para os moradores da cidade capixaba, o pedido pode ser feito até o dia 26 de abril.
Para saber mais sobre o benefício, basta entrar em contato com a Caixa pelo telefone 0800 726 0207. A solicitação do Saque Calamidade pode ser feita através do aplicativo do FGTS que está disponível na internet.