No Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã, 8 de março, Andradas, no Sul de Minas, recebe o 1º Encontro de Mulheres do Café da Região Vulcânica.
O objetivo é dar visibilidade às várias cafeicultoras que estão mudando a forma como produzem, comercializam, consomem e se relacionam com o café. Mulheres de destaque do agronegócio do café vão falar sobre o papel feminino neste mercado, de forma a inspirar as cafeicultoras a buscar cada vez mais participação dentro e fora das propriedades.
O encontro é promovido pela Prefeitura de Andradas e parceiros – Cafés da Região Vulcânica, IFSudestedeMinas, Café Poços, Sebrae-MG, Emater-MG, Seapa e governo de Minas.
Em Andradas, a presença da mulher é forte e muitas entidades representativas são chefiadas por elas. A prefeita é comanda por Margot Pioli, a secretária de Agricultura é mulher assim como as presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sindicato dos Produtores Rurais e da Associação Comercial e Industrial de Andradas.
Para o evento de amanhã eram esperadas 150 mulheres, mas até a tarde de hoje, 180 tinham confirmado presença, quando as inscrições foram fechadas.
Para o evento de amanhã eram esperadas 150 mulheres, mas até a tarde de hoje, 180 tinham confirmado presença, quando as inscrições foram fechadas.
Segundo Selislei de Cássia Coról de Pontes, secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Andradas, a mulher é mais detalhista.
“Somos mais abertas às novidades e novas tendências do mercado, por isso viemos nos destacando na cafeicultura da região. Há um movimento crescente das mulheres se organizando em grupos, se reunindo e discutindo ações”, disse. O encontro desta terça-feira é apenas um deles.
Andradas é um importante polo produtor de café. Em 2020, bateu recorde de produção: 299.600 sacas em uma área plantada de 7 mil hectares. Hoje a área de plantio cresceu e é de 9.500 hectares. No Concurso de Cafés do Estado, Andradas ficou em terceiro lugar em 2019 e em segundo lugar em 2020.
O evento será realizado no restaurante Aldeia Fazenda Velha, no bairro Capão do Mel, zona rural do município
A Região Vulcânica é formada por 12 municípios. Oito deles do Sul de Minas: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas (MG). Os outros quatro são no estado de São Paulo: Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama (SP)
Confira a programação do evento:
8h – Café de boas vindas
8h30 – Abertura oficial
9h – Palestra: Mulheres no Campo – Profª. Danielle Baliza
9h45 – Palestra: Diferenciação pela origem – Priscilla Lins, Gerente da Unidade de Agronegócio do Sebrae Minas.
10h15 – Palestra: Região Vulcânica – Ulisses Oliveira
10h45 – Painel: Mulheres da Região Vulcânica
11h45 – Palestra: Bourbon Specialty Coffees – Qgrader – Andréia Braga
12h15 – Almoço
13h30 – Workshop: Confraria do Café / Workshop – Mulheres Baristas – Keiko Sato
14h30 – Palestra: Torrefação de Café - Roberta Bazilli
15h – Palestra: Specialty Coffees – Maria Dircéia
15h30 – Painel: Mulheres da Região Vulcânica
16h30 – Painel: Mulheres de Andradas
17h – Encerramento