A Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberaba divulgou um novo ranking das 10 empresas que mais receberam reclamações entre 14/3/2021 e 14/3/2022 no município. Com 379 reclamações, a vencedora foi a Cemig e em segundo lugar, com 366 reclamações, a Algar Telecom.
Pouco mais de três meses antes, no ranking do dia 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, a empresa que mais era alvo de reclamações em Uberaba era a Algar Telecom, e na segunda posição, a Cemig.
O presidente do Procon Uberaba, Anderson Romero de Freitas, destacou que o ranking, divulgado ontem (15/3), é um instrumento de orientação no mercado de consumo, servindo de parâmetro para o consumidor avaliar o índice de reclamação e resolutividade das empresas e escolher com quem contratar.
O presidente do Procon Uberaba, Anderson Romero de Freitas, destacou que o ranking, divulgado ontem (15/3), é um instrumento de orientação no mercado de consumo, servindo de parâmetro para o consumidor avaliar o índice de reclamação e resolutividade das empresas e escolher com quem contratar.
“A inclusão do nome na lista de fornecedores não configura uma sanção. O cadastro tem caráter educativo e preventivo. O objetivo é informar à sociedade qual a situação dos fornecedores nos órgãos de defesa do consumidor, assim como a postura adotada por eles perante as reclamações”, ressaltou.
Anderson de Freitas também chama atenção sobre o objetivo principal do Procon, que é buscar sempre a conciliação para solucionar o conflito entre consumidores e empresas.
“Queremos oferecer orientação permanente para o consumidor de seus direitos, bem como orientar os estabelecimentos comerciais para assegurar que eles prestem os serviços conforme a lei”, finaliza.
“Queremos oferecer orientação permanente para o consumidor de seus direitos, bem como orientar os estabelecimentos comerciais para assegurar que eles prestem os serviços conforme a lei”, finaliza.
Procurada pela reportagem, a Cemig afirma que "nunca os clientes tiveram tão poucas interrupções de energia (em tempo e frequência) e, pela primeira vez, os gastos operacionais da Companhia estão abaixo do limite estabelecido pela Aneel".
Segundo a empresa, está sendo realizado "atualmente o maior plano de investimentos da sua história, com foco absoluto em Minas Gerais: R$ 22,5 bilhões (2021 a 2015) na geração, transmissão, distribuição, geração distribuída e comercialização de gás. Dessa forma, a companhia apresenta atualmente os melhores índices regulatórios desde a sua fundação".
Em relação ao atendimento, a Cemig diz que "os quase 9 milhões de clientes da companhia podem fazer diversas solicitações por meio do Aplicativo Cemig Atende ou pela Agência Virtual no site da empresa, além de outras possibilidades como nos aplicativos WhatsApp (pelo número 31-3506-1160) e Telegram (digitar @cemigbot nas busca)", além do Cemig Atende Web, disponível no site.
Compare os dois últimos rankings de reclamações em Uberaba
No período de 14/03/2021 a 14/03/2022, as principais instituições que receberam reclamações em Uberaba, foram:
- Cemig Distribuição S/A: 379 reclamações
- Algar Telecom S/A: 366
- Claro: 253
- Caixa Econômica Federal: 238
- Banco Pan: 207
- Banco BMG: 175
- Tim Nordeste: 174
- Telefônica do Brasil: 141
- Banco C6 Consignado: 122
- Magazine Luiza: 100
Já no período de 1/1/2021 a 31/12/2021, as principais instituições reclamadas em Uberaba, foram:
- Algar Telecom: 375 reclamações
- Cemig Distribuição: 367
- Caixa Econômica Federal: 246
- Claro: 238
- Banco Pan: 189
- Banco BMG: 180
- Tim Nordeste: 174
- Banco C6 Consignado: 165
- Telefônica do Brasil: 143
- Magazine Luiza: 112