O mau uso do cartão de crédito é o maior vilão da estabilidade financeira de brasileiros, segundo a pesquisa comportamental sobre “Aspectos do Endividamento” da associação de consumidores PROTESTE. Dos 500 entrevistados, 72% afirmaram que esta é a principal causa de superendividamento, quando cliente não consegue pagar as dívidas.
Em seguida, o desemprego aparece como segunda razão, com 44% das respostas. O cheque especial está em terceiro lugar, com 42%, e teve um aumento de 25% em comparação ao ano passado.
O estudo revela ainda que o consumo na pandemia diminuiu 36% em relação à pesquisa de 2021. Este ano, 28% dos entrevistados afirmaram que aumentaram o consumo durante a pandemia. Já em 2021, o resultado foi de 64%.
A pesquisa
Produzida pela PROTESTE, a pesquisa “Aspectos do Endividamento” foi feita com base na entrevista de 500 pessoas que moram em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O principal objetivo é entender o “grau de endividamento do consumidor e quais comportamentos e fatores externos fazem com que o consumidor chegue até o endividamento”.